Amapá concorre à premiação nacional por trabalho de controle da covid-19 em navios estrangeiros
O Cievs/SVS representa o Amapá no VI Encontro Nacional da Rede Cievs e concorre como um dos melhores trabalhos na contenção da covid-19 no País.

As ações para controlar navios estrangeiros foram comandadas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), setor ligado à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
O trabalho, que se encaixa na categoria inovação do VI Encontro Nacional da Rede Cievs, que acontece em Brasília-DF, de 8 a 12 de novembro, consiste na detecção e monitoramento de surto da covid-19 em tripulantes de cargueiros em portos do Estado do Amapá.
O método utilizado para a investigação dos casos foi baseado em coleta das amostras, consultas médicas, investigação laboratorial e epidemiológicas. Esse conjunto de ações é considerado inovador, pois foi possível organizar os fluxos de entrada e saída de navios com casos suspeitos e confirmados da covid-19, e promover a integração entre órgãos, como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Polícia Federal (PF).
Os casos dos navios apresentados foram o de Bandeira da Libéria e o segundo de Bandeira do Panamá, ambos procedentes da África. Destes, foram detectados 42 tripulantes, sendo 27 positivos, com 8 casos da variante Delta e 1 óbito. Foi feito rastreio das pessoas que tiveram contatos com esses tripulantes sendo elencado 208 casos, 144 primários e 64 secundários. Nesse rastreio se identificou que nenhum caso da covid foi passado para os contactantes.
Na fase de investigação laboratorial também foi feito o sequenciamento genético das amostras, que tornou possível detectar os primeiros casos da variante Delta importados no Amapá. Entretanto, a contenção desenvolvida pela SVS possibilitou que nenhum caso da variante fosse espalhado para a população amapaense.
A coordenadora do Cievs no Amapá, Solange Sacramento, exalta a importância do Estado estar concorrendo a uma premiação tão importante.
“Nosso trabalho foi desafiador e muito bem avaliado, por se tratar de uma experiência exitosa durante a pandemia da covid-19, e essa é a primeira vez que o Amapá tem essa representação neste encontro”, afirmou a coordenadora.
O resultado da premiação será divulgado na próxima sexta-feira, 12. O ganhador irá até Washigton, nos Estados Unidos, para trocar experiências sobre o combate a pandemia com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) na sua sede principal.
Deixe seu comentário
Publicidade
