Cidades

Projeto Cozinha Coletiva é inaugurado no município de Itaubal

Objetivo da Cozinha Coletiva é utilizar produtos naturais e produzidos na localidade e gerar uma renda às mulheres participantes.


Lana Caroline
Da Redação

 

Nesta quinta-feira (11) aconteceu a inauguração da Cozinha Coletiva do Grupo de Mulheres do Beira Amazonas, na Vila Nossa Senhora de Nazaré, no município de Itaubal. Ao todo, 38 mulheres integram esse empreendimento social, resultado de um projeto que foi desenvolvido pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

 

Objetivo da Cozinha Coletiva é utilizar produtos naturais e produzidos na localidade e gerar uma renda às mulheres participantes.

Segundo Walidelia Rendeiro, engenheira agrônoma e representante do IEB, afirma que o projeto já vinha sendo desenhado há uns anos e que agora conseguiu se tornar realidade.

 

“Desde 2014 já começávamos a ter essa ideia, pois essas mulheres já trabalhavam em casa com vários produtos como o açaí, cupuaçu, entre outros. Em 2019 esse projeto começou a se concretizar e a partir da potencialidade delas, começamos a pensar de que formar iriámos trabalhar com os produtos”, disse.

“A cozinha agrega diversas comunidades. Somos 38 mulheres e cada uma mora em localidades diferentes, mas tentamos fazer com que tudo dê certo. Utilizamos, por exemplo, o açaó para fazer pão, bolo, pudim, biscoito e muitas outras coisas. Nossos produtos são naturais, sem agrotóxicos”, disse Deurizete Cardoso, coordenadora geral da Cozinha Coletiva.

 

A Cozinha Coletiva conta com o apoio de: Agrobacaba, Associação da Escola Família Agroecológica do Macacoari (AEFAM), Universidade Estadual do Amapá (UEAP) e Programa Economias Comunitárias Inclusivas.


Deixe seu comentário


Publicidade