Castramóvel: cirurgias em animais iniciam nesta segunda-feira (22); saiba como ter acesso os benefícios
O animal precisa estar cadastrado no Censo Animal da Prefeitura de Macapá.

Após a seleção, a equipe da Prefeitura entrará em contato com o tutor para marcação da consulta e, posteriormente, da data da cirurgia. Esse contato é realizado por telefone. A equipe informa os documentos necessários para apresentação e repassa instruções técnicas de cuidados com o animal
No dia da consulta, o tutor deve ter em mãos os documentos originais e cópias da carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência – contas de água, luz, internet e de telefone celular servem como validação do endereço.
Apenas o tutor responsável e portador do documento de identificação, poderá levar o animal para consulta, cirurgia e retirada dos pontos. Em caso de impossibilidade de comparecimento, poderá solicitar que outra pessoa o represente, no entanto, é necessário apresentar uma procuração reconhecida em cartório e cópia da identidade do procurador.
No caso de parentesco, como filho, mãe, pai ou cônjuge, a procuração pode ser substituída por declaração devidamente preenchida com o grau de parentesco e assinada, além disso, o familiar deve apresentar o documento oficial com foto que comprove o grau.
No dia da cirurgia, o titular do animal não deverá se ausentar do local de apoio do Castramóvel até a liberação do seu pet pelo veterinário. Esta recomendação visa evitar o abandono do animal após o procedimento cirúrgico.
Cadelas e gatas não podem estar no cio e nem amamentado ou com leite nas mamas. Além disso, cães e gatos (macho ou fêmea) não podem estar com pulgas e carrapatos.
Cães e gatos a partir dos 6 meses até os 5 anos passarão por uma avaliação de condição corporal, onde será verificado o peso ideal de acordo com idade e tamanho do animal. Em regra, o peso máximo é de até 28 kg para os machos e 20 kg para as fêmeas.
Exames pré-operatórios são solicitados para melhor diagnóstico e qualidade no procedimento cirúrgico, como hemograma e bioquímica sérica, que serão realizados na estrutura de apoio do Castramóvel. Os atendimentos são exclusivamente para a avaliação de castração. Outras patologias e condições de saúde pré-existentes que impeçam a castração, não serão atendidas pelo projeto.
Todos os pets passam por avaliação clínica e exames laboratoriais antes de iniciar qualquer procedimento cirúrgico.
É obrigatório que o animal esteja limpo e em condições necessárias para realização do procedimento. Qualquer alteração de saúde ou uso de medicação animal, deve ser informado ao veterinário antes da realização dos procedimentos cirúrgicos.
Deixe seu comentário
Publicidade
