Política

Em audiência pública, Randolfe cobra do setor elétrico agenda de investimentos para o Amapá

O parlamentar concluiu declarando esperar que a nova empresa que assume a distribuição no estado, a Equatorial Energia Elétrica, tenha uma programação para dar resposta à crise.


O senador Randolfe Rodrigues (REDE) cobrou em audiência pública com representantes dos setor elétrico um plano e uma agenda de investimentos para solucionar a crise energética no Amapá.

Promovida pela Justiça Federal, como desdobramento da ação popular ingressada pelo parlamentar durante o apagão ocorrido no ano passado, a audiência aconteceu na manhã de sexta-feira (26) de forma presencial e remota.

Estiveram presentes, além do senador, o juiz federal João Bosco Costa Soares representantes do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Ministério Público Federal.

“Nossas ações são no sentido não somente de evitar a ocorrência de outro apagão e por reparação dos prejuízos causados. É também para atuar com rigor junto ao setor de distribuição de energia para impedir as constantes e sistemáticas faltas injustificadas. O povo amapaense precisa de resposta eficaz e não pode viver com medo”, disse Randolfe.

O senador destacou também que, da parte do Ministério das Minas e Energia, já houve o desdobramento da constituição de uma nova subestação para o estado do Amapá, que pode funcionar como uma espécie de sistema reserva da linha de transmissão de energia.

“A partir do apagão percebemos que o problema de energia elétrica no Amapá não era somente de transmissão, mas sobretudo de distribuição. As cenas na periferia de Macapá, da rede de distribuição colapsando se tornaram comuns a partir do blecaute do ano passado”, complementou.

 

Texto: Júlio Miragaia
Fotos: divulgação


Deixe seu comentário


Publicidade