Casos de covid e malária disparam em Calçoene
Segundo a SVS/AP, uma força-tarefa atua no município monitorando os novos casos de covid-19 e de malária.

Railana Pantoja
Da Redação
O município de Calçoene, distante 370 Km de Macapá, tem sido motivo de preocupação para a Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP). Segundo o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, após uma partida intermunicipal de futebol os casos de covid-19 na região dispararam. Além disso, aumentaram também os casos de malária, especialmente no distrito do Lourenço, área de garimpo.
“Rapidamente subimos para mais de 70 casos de covid-19 por dia e a tendência é aumentar. Ainda não foi computado, mas também tivemos óbitos recentes nessa região, portanto, é uma situação que inspira muito cuidado. Foi uma partida de futebol que desencadeou esse processo, quando pessoas de Oiapoque e outros municípios se reuniram para um jogo intermunicipal. A gente imagina o que essas aglomerações causam”, lamentou Dorinaldo Malafaia.
De 14 a 20 de novembro, o município registrou a média de cinco casos de covid por dia. Três semanas depois, esse número aumentou para 74 casos diários. Calçoene tem uma cobertura vacinal de 61% com a primeira dose e 35% com o ciclo completo.
“Vamos intensificar nossas ações de vacinação, pois, Calçoene é um município que requer atenção. Já estamos ampliando a cobertura vacinal na região e a prefeitura está cobrando o passaporte da vacina na entrada da cidade”, explicou.
Além da preocupação com o novo coronavírus, a SVS está em alerta com casos de malária no município, especialmente no Distrito do Lourenço. Em 2021, até o dia 9 de dezembro, Calçoene contabilizava 496 casos da doença, sendo que 463 casos são da área de garimpo.
“Tivemos um incremento muito alto, mas no segundo semestre tem sido mais preocupante. A gente sabe que em região de garimpo a incidência da malária é muito maior, tanto que de agosto até agora tivemos mais de 400 casos somente no Lourenço”, alertou Dorinaldo.
Uma força-tarefa da SVS/AP segue no município monitorando a situação epidemiológica e desenvolvendo ações para conter o novo coronavírus e a malária.
Deixe seu comentário
Publicidade

