Federação realiza primeiro campeonato amapaense de hóquei sobre a grama
Evento acontece neste sábado (18), a partir das 9h, na Arena do Santa Inês. Ao todo, 50 atletas de hóquei, na faixa etária de 9 a 21 anos, estarão participando do campeonato estadual.

Lana Caroline
Da Redação
Neste sábado (18), às 9h, acontece, na Arena do Santa Inês, o primeiro Campeonato Amapaense de Hóquei Sobre a Grama, através da Federação de Hóquei Sobre Grama do Estado do Amapá (FHEAP), em parceria com a Confederação Brasileira de Hóquei Sobre Grama e Indoor (CBHG), representada pelo desenvolvedor Elder Carvalho e do projeto social Tacada Certa, idealizado pelo professor Danilo Yeshua, em 2016.
Ao todo, 50 atletas de hóquei, na faixa etária de 9 a 21 anos, estarão participando do campeonato estadual. Será uma partida na categoria sub-13 e na sub-20 com times de Macapá e Santana.
Ao final, os vencedores ganharão medalhas e troféus, doados pela Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (SEDEL), além de brinquedos, materiais escolares, livros, entre outros. Segundo os organizadores Danilo Yeshua, Pr. Paulo e Elder Carvalho, esse será o último evento da federação em 2021. A expectativas são as melhores para o evento e o próximo ano.
“Esse vai ser o primeiro evento de hóquei sobre a grama do estado. Esperamos que seja um sucesso. Para o ano que vem, a expectativa é crescer ainda mais e, futuramente, levar uma equipe amapaense para disputar o campeonato brasileiro da modalidade”, disse.
Sobre a modalidade
O hóquei sobre grama é um esporte coletivo disputado por duas equipes compostas por onze jogadores cada. O jogo é disputado num campo de grama artificial. Os jogadores usam tacos para conduzir a bola, fazer passes para os jogadores de sua equipe e tentar marcar o gol.
Embora haja relatos de um esporte semelhante ao hóquei sobre grama sendo praticado na Grécia Antiga, foi somente na segunda metade do século XIX que o esporte começou a ter regras, chegando assim ao formato atual. A primeira equipe de hóquei sobre grama surgiu na Inglaterra em 1861. Em 1924, surgiu a Federação Internacional de Hóquei sobre Grama, fazendo com que o esporte ganhasse um grande impulso internacional.
Sobre o projeto social “Tacada Forte”
O técnico Danilo Yeshua, foi inspirado a criar o projeto social a partir grande visibilidade do esporte nas Olímpiadas do Rio, em 2016. Após isso, ele decidiu confeccionar tacos recicláveis, feitos de papelão, e usava bolas de borracha para dar suas primeiras aulas no município de Santana.
Atualmente o projeto conta com o apoio principal da Confederação Brasileira de Hóquei Sobre Grama e Indoor (CBHG), associação Missionária Assistencial Frutos do Espírito (AMAFE) do bairro Araxá, Associação do Bairro Mutirão Do Paraíso (MAC) e Federação Amapaense das Escolinhas de Futebol de Base (FAEFB). A Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (SEDEL) e a Coordenadoria municipal de Esporte e lazer (COMEL) doaram troféus, medalhas e estruturas para a premiação dos atletas.
Deixe seu comentário
Publicidade

