SVS/AP aguarda nota técnica para vacinar contra covid as crianças de 5 a 11 anos
Com a inserção do público infantil nas ações de vacinação, a SVS/AP está fazendo um estudo para reorganizar a campanha no estado.

Railana Pantoja
Da Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nesta quinta-feira (16) o uso do imunizante da Pfizer contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Agora, estados e municípios aguardam nota técnica do Ministério da Saúde com as recomendações a serem seguidas nas ações de vacinação deste público.
“Tem algumas recomendações, como o fracionamento diferenciado para essas crianças, diferente do quantitativo utilizado a partir de 12 anos. A Anvisa colocou algumas questões a serem seguidas também, como a oferta de um espaço específico para vacinar essas crianças e, após a aplicação, deixar a criança em observação por 20 minutos. Estamos aguardando a normatização do Plano Nacional de Imunização (PNI)”, falou Dorinaldo Malafaia, superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá.
Segundo o gestor, o estado tem estoque da vacina da Pfizer para iniciar o esquema de vacinação das crianças assim que a nota técnica sair. “A Anvisa autoriza o uso, mas os detalhes e recomendações saem da Câmara Técnica do PNI”, frisou.
Com a inserção do público infantil nas ações de vacinação, a SVS/AP está fazendo um estudo para reorganizar a campanha no estado.
“Precisamos de um novo plano, já para o próximo período. Inclusive, vamos começar agora nos dias 21,22 e 23, em parceria com a Sejuv, vacinação da juventude nas secretarias. No ano que vem, vamos ampliar o horário de vacinação, para seguir após as 18h, porque a gente sabe que muitos pais não conseguirão ir durante o dia levar os filhos para serem vacinados nas UBSs”, finalizou Dorinaldo.
Deixe seu comentário
Publicidade

