Nutricionista dá dicas para aproveitar com equilíbrio refeições das festas de fim de ano
O nutricionista João Medeiros, que atua no Governo do Estado, orienta sobre como aproveitar os alimentos sem cometer exageros que prejudiquem a saúde.

Os festejos de natal e réveillon se aproximam, bem como, as ceias com saborosos pratos típicos da época e variados drinks com teor alcoólico. O nutricionista João Medeiros, que atua no Governo do Estado, orienta sobre como aproveitar os alimentos sem cometer exageros que prejudiquem a saúde.
1. Durante o período matutino e vespertino dos dias de celebração, busque se alimentar adequadamente com comidas leves, como uma maneira de preparar o organismo para os alimentos calóricos que normalmente são ingeridos à noite;
2. Beber bastante água ao longo do dia é indispensável para evitar a retenção de líquido que alimentos pesados costumam provocar.
“A sede também pode ser confundida com fome, o que provoca ingestão demasiada de alimentos”, completou.
3. É possível provar todos os alimentos disponíveis na ceia, para isso, sirva-se de pequenas porções. Assim não haverá exageros nem privações.
4. Recomenda-se evitar o consumo de alimentos com alto percentual de gordura. A ingestão de embutidos, frutas em caldas, molhos e temperos industrializados, por exemplo, pode ser repensada. Dá para substituir por opções mais naturais.
5. Os cuidados com o sal e açúcar precisam ser mantidos durante as comemorações de fim de ano, principalmente por pessoas que têm alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão. A ideia é sempre usar os condimentos com bastante cautela ou evitar a ingestão.
6. Em relação às bebidas, o consumo de refrigerante precisa ser moderado. É possível substituir por sucos diversos de frutas naturais. Bebidas alcoólicas devem ser ingeridas com moderação. Nesta categoria a principal recomendação é: se beber, não dirija!
“Todo e qualquer excesso é prejudicial, principalmente aos órgãos que executam a desintoxicação do organismo, como o fígado e os rins. O equilíbrio é indispensável para ter boas festas sem prejudicar o desempenho da saúde nos meses seguintes”, reafirma o nutricionista.
Deixe seu comentário
Publicidade
