Dois detentos do Iapen morrem com suspeita do vírus influenza
Direção do presídio confirmou mortes, mas afirma que aguarda laudos da Politec para poder divulgar a verdadeira causa das mortes registradas no final de semana.

Elden Carlos
Editor-chefe
O diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Lucivaldo Costa, confirmou na manhã desta segunda-feira (03), durante entrevista do programa radiofônico LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM), a morte de dois detentos durante o final de semana após transferência deles do presídio para o Hospital Emergências de Macapá.
Familiares de Manoel Moura, o ‘Manoelzinho’, e Everson Pinheiro Martins, de 26 anos, o ‘Fala Peca’, que havia sido condenado em 2019 a cumprir pena de 11 anos e 11 meses pelo crime de roubo e porte ilegal de arma de fogo, afirmaram que ambos morreram em decorrência do novo vírus influenza (H3N2), e que houve demora no atendimento das vítimas.
Everson Martins é um dos dois presos que morreram no HE
“Eu já havia relatado à administração do presídio sobre a situação em que meu filho se encontrava e nada fizeram. Antes disso, meu filho havia contraído uma bactéria no estômago e estava precisando de cuidados especiais, mas nada foi feito. Houve, sim, omissão. Agora recebo em casa somente o corpo do meu filho. Ele errou, sim, mas estava pagando pelo erro e merecia atendimento, conforme descrito na lei. Exijo uma investigação séria sobre a morte dele e do outro rapaz”, disse em entrevista ao Diário a dona de casa Maria das Graças, mãe de Everson Martins.
Procurado pela reportagem do programa LuizMeloEntrevista, Lucivaldo Costa disse que os fatos estão sendo apurados. “Houve, de fato, dois óbitos, mas não posso afirmar, neste momento, se as mortes foram em decorrência da síndrome gripal. Os exames da Politec é que vão determinar as causas. Mas, estamos apurando tudo isso e logo teremos uma informação precisa sobre esses dois casos”, declarou o diretor.
Na semana passada Lucivaldo Costa já havia confirmado que cerca de 300 internos estavam com sintomas da gripe dentro do presídio estadual, e que a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) havia sido acionada para fazer um rastreamento dos casos e atendimento dos presos.
O corpo de Everson Martins foi sepultado na manhã desta segunda-feira no cemitério de São Francisco de Assis, Zona Norte de Macapá. A reportagem não conseguiu contato com a família de Manoel Moura.
Imagens: Divulgação
Deixe seu comentário
Publicidade


