Força Tática encerra assaltos em série no Renascer; um assaltante morreu e outro foi preso
Uma quadrilha cometeu pelo menos dois assaltos sequenciais a residências no bairro Renascer, mas a ação foi cessada após intervenção do Batalhão de Força Tática.

Elden Carlos
Editor-chefe
Dois assaltos em série, registrados na noite de sexta-feira (04) no bairro Renascer I, zona norte de Macapá, terminou com um assaltante morto e outro preso. O Centro Integrado em Operações da Defesa Social (Ciodes) registrou o início da ocorrência às 23h33. Quatro homens teriam invadido inicialmente uma casa na Avenida Mar Adriático de onde subtraíram vários objetos.
Na sequência, a mesma quadrilha rendeu outra família na Rua Aristóteles, de onde os criminosos fugiram levando vários pertences das vítimas, inclusive, um carro Classic de cor cinza. Policiais do Batalhão de Força Tática (BFT) que patrulhavam a região iniciaram as diligências.
Segundo o sargento Chagas, do Força Tática, o automóvel foi localizado já na rua Monte Alegre, bairro Infraero II. Durante a abordagem, um homem de 42 anos foi detido. Ele relatou aos militares que havia sido rendido em via pública por quatro homens e que foi encapuzado. A suposta vítima declarou que os suspeitos o levaram até uma invasão no mesmo bairro, e determinaram que ele retornasse e levasse o carro até o muro do Infraero, onde o veículo deveria ser abandonado.
Ainda de acordo com o sargento Chagas, o Ciodes informou que os aparelhos celulares roubados das vítimas haviam sido rastreados, e que a localização apontava para o cruzamento da Rua Janary Nunes com a Avenida Brigadeiro Faria Lima. Ao se aproximar do endereço, os policiais avistaram um grupo suspeito. Parte dos homens correu, mas Jonamesias de Jesus Pantoja dos Reis, de 19 anos, o ‘Jonan’, colocou a mão na cintura para sacar uma arma, mas acabou alvejado para cessar a injusta agressão. O resgate foi acionado, mas ele não resistiu. Com o criminoso, que tinha passagens por crimes como tráfico de drogas e roubo, a polícia apreendeu uma pistola calibre 380.
O outro homem [preso] foi identificado como Iago Azevedo Vaz, de 23 anos. Ele foi reconhecido pelas vítimas dos dois assaltos no bairro Renascer como sendo um dos integrantes da quadrilha. Jonan aparece em vários vídeos de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais e residências praticando assaltos com extrema violência. Um detalhe chamou a atenção dos militares. Em todas as ações criminosas ele usava sempre a mesma camisa branca. Era uma espécie de uniforme do crime.
O corpo foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Técnico-Científica (Politec) para ser necropsiado. O comparsa dele, Iago Vaz, foi apresentado com o produto dos roubos, vítimas e testemunhas no Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) Pacoval.
Reportagem e fotos: Jair Zemberg
Deixe seu comentário
Publicidade





