Cidades

Polícia Militar completa 78 anos servindo e protegendo a sociedade

Para comemorar mais um ano, foi realizada uma solenidade no Comando Geral da PM, no bairro Beirol, com direito a oferta de serviços de saúde como aferição de pressão, teste de glicemia, orientações farmacêutica, além de sorteio de brindes para os militares.


Lana Caroline
Da Redação

 

Nesta quinta-feira (17), a Polícia Militar do Amapá completa 78 anos servindo e protegendo a sociedade. Para comemorar mais um ano, foi realizada uma solenidade no Comando Geral da PM, no bairro Beirol, com direito a oferta de serviços de saúde como aferição de pressão, teste de glicemia, orientações farmacêutica, além de sorteio de brindes para os militares.

O governador, Waldez Góes, esteve presente na solenidade e afirma que esta data é muito importante, pois há 78 anos os policiais militares vêm cuidando da sociedade, sem contar que o governo estadual investiu bastante para melhoria da PM.

“São 78 anos de história onde homens e mulheres dedicaram sua vida inteira para servir a sociedade e essa data deve ser comemorada, lembrada e divulgada. Estou aqui para demonstrar meu respeito e falar dos investimentos feitos para melhoria da segurança pública no Amapá. Ao longo deste período temos feito muito na área de infraestrutura, tecnologia e equipamentos de proteção. Agora, anunciaremos o edital de mais um concurso público onde, inicialmente, teremos 600 soldados para inicio imediato. Então há muito que comemorar”, disse Góes.

O comandante geral da Policia Militar, Coronel Paulo Matias, afirma que além de muitas conquistas, a baixa de efetivo é um dos pontos negativos, atualmente, mas com o concurso, será possível melhorar ainda mais.

 

“São 78 anos de história onde o profissional militar vem contribuindo para a sociedade amapaense. A PM vem crescendo ao longo dessa história com muitas conquista a serem comemoradas , mas temos a ciência de há muito a conquistar, principalmente no que tange a necessidade de efetivo da nossa instituição. Com a determinação em fazer um novo concurso para, serão quase 2 mil novos profissionais militares e isso vai ser um ganho significativo para nossa instituição”, afirmou.

 

O secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Carlos Souza, aponta que mais de R$ 180 milhões já foram investidos em infraestrutura e melhoria da segurança pública no estado do Amapá.

“Eu comentava com o [governador] Waldez, sobre um novo Centro de Operações Integradas, que todo mundo chama de ciodes. Estamos felizes por termos esses avanços importantes. De 2015 até agora, já passamos de R$180 milhões de investimento em infraestrutura. Muita coisa acontecendo, muita coisa pra entregar e a sociedade amapaense ganha junto com a PM”, concluiu.

 

História

A Polícia Militar do Amapá teve suas origens na Guarda Territorial, a qual foi criada no dia 17 de fevereiro de 1944 pelo então Governador do Território Federal do Amapá, Janary Gentil Nunes. A Instituição foi elevada ao status de Polícia Militar no dia 26 de novembro de 1975 com a criação da Lei nº 6.270, pelo Presidente da República Ernesto Geisel com a finalidade de manter a ordem pública, com base aos preceitos de disciplina e hierarquia.

Atualmente, a Polícia Militar do Estado do Amapá está sob o Comando do Coronel José Paulo Matias dos Santos. Seu efetivo conta com mais de 3.300 policiais militares e 14 Batalhões, distribuídos na capital e no interior. Sua missão é realizar o policiamento ostensivo fardado, visando à preservação da ordem pública, por meio de práticas preventivas e repressivas imediatas da criminalidade, que assegurem o exercício dos poderes constituídos e que proporcionem a segurança social, com a nobre missão de servir e proteger a população do Estado do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade