Cidades

Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes amplia serviço de telemedicina em Macapá

Os atendimentos médicos são realizados por videoconferência em diversas especialidades. O Centro atende mais de 200 pacientes por mês.


A Prefeitura de Macapá oferta o serviço de telemedicina no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes desde maio de 2021. Por mês, o município atende 228 pacientes em diversas áreas médicas. Com a alta procura pela população, o município estruturou mais uma sala de atendimento.

Por meio da telemedicina, as consultas médicas são realizadas por videoconferência com profissionais do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.“Um serviço de qualidade e muito procurados pelos munícipes, estávamos tendo fila de espera para uma consulta. Por isso, decidimos estruturar mais uma sala com computadores para atender a todos”, disse o diretor do Centro de Especialidades, Flávio Aires.

A Central Municipal de Regulação fica responsável por receber as demandas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), agendar as consultas e encaminhar os pacientes para o Centro de Especialidades de Macapá Dr. Papaléo Paes, onde farão o acompanhamento.

Juliellen da Silva tem um filho de seis anos com Síndrome de Down e foi por meio da telemedicina que o filho dela teve uma consulta com neuropediatra. “Ele não tinha acompanhamento nenhum, não tinha condições de pagar uma consulta particular. E foi através da telemedicina que consegui a primeira consulta do meu filho, um atendimento muito bom e detalhado”, conta ela.

O médico clínico geral do centro, Wilfredo Tamayo, explica que a telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, é uma forma de atendimento seguro e estar de acordo com as normas médicas. A prática se popularizou durante a pandemia da Covid-19, quando o governo brasileiro liberou também as teleconsultas. “No dia da consulta, realizamos o acolhimento e, em seguida, o paciente é consultado por videoconferência pelo médico especialista do Hospital Albert Einstein. No caso do Gabriel foi encaminhado para psicólogo e psicoterapia e com dois meses ele deve retornar”, detalhou o clínico geral.

Estão disponíveis o atendimento na área de endocrinologia, neurologia, neuropediatria, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia. “A parceria com o Hospital Albert Einstein foi firmada por meio de uma iniciativa do Ministério da Saúde que atende estados e municípios. Macapá está sendo contemplado com mais uma sala de atendimento. Temos um compromisso com a população, de oferecer o que há de melhor na medicina”, finaliza o diretor.


Deixe seu comentário


Publicidade