Cidades

Projeto Euetu irá mapear Grêmios e Coletivos Estudantis na Amazônia

Projeto consiste no mapeamento de grêmios e coletivos escolares para conhecer a participação e organização de estudantes na gestão escolar. Amazonas, Amapá e Maranhão foram escolhidos para a primeira fase do projeto.


Lana Caroline
Da Redação

 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação vai implementar no Amapá, Amazonas e Maranhão o projeto Euetu – Mapeamento de Grêmios e Coletivos Estudantis na Amazônia, que consiste em mapear grêmios e coletivos escolares como forma de conhecer sobre participação e organização de estudantes na gestão escolar para a gestão democrática. Os três estados foram escolhidos para a primeira fase do projeto, que futuramente será expandido para todo Brasil.

 

Segundo Andressa Pellanda, coordenadora-geral da entidade, o projeto será uma forma de fortalecer a educação e ajudar o estudante a construir a democracia e suas relações no ambiente escolar.

“Esse projeto é uma forma de dar visibilidade a grupos excluídos do sistema educacional em comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, que são características daqui do território. Ver acontecer e construir uma gestão democrática dentro de uma escola, faz com que os estudantes construam suas relações e fortaleça a democracia”, disse.

 

Para a coleta e organização de informações, a ferramenta selecionada para contato com os estudantes foi o chatbot (software de bate-papo), que funcionará no WhatsApp, fazendo a interação com os educadores e os alunos. Essa estratégia contempla comunidades que possuem a comunicação pelo celular com mínima quantidade de dados de internet. O nome do projeto, Euetu, vem da língua do povo Sateré-Mawé, do Amazonas, que significa vento.


Deixe seu comentário


Publicidade