Cidades

Ministro deu informação equivocada, diz SVS sobre variante Deltacron no Amapá

O ministro Marcelo Queiroga retificou a informação após a discordância com os órgãos estaduais.


Railana Pantoja
Da Redação

O Superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP), Dorinaldo Malafaia, falou na manhã desta quarta-feira (16) sobre a afirmação feita pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça (15). O ministro confirmou para repórteres, em Brasília (DF), que o Brasil tinha dois casos da variante Deltacron do novo coronavírus, sendo um no Amapá e outro no Pará.

Mas, segundo a SVS, a informação está equivocada, já que não existe a confirmação da variante circulando no estado.

“Fomos surpreendidos pela notícia do ministro Queiroga. A informação que temos é de um caso suspeito, no Afuá (PA). Aqui é uma situação diferente, é um caso confirmado de codetecção. A pessoa, de Santana, foi infectada pela ômicron e pela delta, ao mesmo tempo. Só que isso não significa que é a variante Deltacron, para que isso seja confirmado é preciso analisar a recombinação genética”, esclareceu Dorinado Malafaia.

O superintendente disse que a possibilidade de ser a variante deltacron foi descartada. “A Deltacron reúne as informações genéticas da ômicron e da delta, aí forma uma nova variante. É diferente de uma codetecção”, finalizou Dorinaldo.

Posteriormente, o ministro Marcelo Queiroga corrigiu a informação via Twitter. “Pessoal, esclarecendo: os dois casos de Deltacron que citei mais cedo ainda estão em investigação e foram notificados ao Ministério pelos Estados. O sequenciamento total do vírus deve ser finalizado nos próximos dias pelo laboratório de referência nacional da Fiocruz”, retificou.


Deixe seu comentário


Publicidade