Obra de mulheres indígenas é exposta em Londres
A obra foi feita com mais de 90 peças de miçangas, como colares, brincos e pulseiras

Lana Caroline
Da Redação
Intitulado ‘Itu nai anya arimikane: “A floresta é nosso futuro/ As árvores que nos fazem crescer”, a obra contemporânea de mulheres indígenas do Tumucumaque ganhou destaque na Europa, mais precisamente na galeria Paradise Row, em Londres.
Com mais de 90 peças de miçangas, como colares, brincos e pulseiras, a obra – constituída de um painel vermelho com 1,80m, no qual se vê uma árvore em meio a montanhas, rios e pássaros – foi feita por mais de 30 artesãs das Terras Indígenas Parque do Tumucumaque.
Segundo a co-autora da obra, Cecília Santarém, a experiencia de participar da exposição foi emocionante. “Foi uma sensação incrível. As mulheres quiseram mostrar ao mundo a sua arte, conhecimento e sua profunda relação com a terra. A obra foi muito bem aceita em Londres e estamos recebendo convites para realizar outras exposições”, disse.
Mulheres de diferentes gerações estiveram reunidas para realização da obra, como Jacilene Parena Kaxuyana Tiriyó, que desenhou a base para a montagem da árvore, e Takunem Paiari Tiriyó, que deu a sugestão do título da obra.
Esta foi a primeira exposição de arte contemporânea indígena fora do continente, com a curadoria de uma mulher indígena. Composta por duas etapas, a exposição esteve aberta ao público entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, em Londres.
Deixe seu comentário
Publicidade


