Política

Em 2022, PDT/AP pode chegar a 50% de vagas para mulheres no Diretório Regional

Legenda ultrapassou casa dos 40% na sua nominata de candidatos à Câmara dos Deputados e possibilidade anima direção do partido por ultrapassar quota prevista pela Lei Eleitoral.


Foto: PDT/AP

Cleber Barbosa
Da Redação

 

O Diretório Regional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Amapá vive a expectativa de chegar a 50% das vagas destinadas a candidatos a deputado federal numa inédita paridade entre homens e mulheres. Será a primeira vez que uma agremiação superaria com folga a margem legal de reservar 30% das vaga para outro gênero.

 

Segundo o economista Antônio Teles Jr, da Executiva Regional, muito antes da previsão legal a agremiação no Amapá sempre contou com a força e a liderança de muitas mulheres,  e caso essa marca histórica seja alcançada será motivo de muita comemoração para o partido.

 

Para ele, mais que atender uma regra das Eleições 2022, comprova um compromisso do PDT com a valorização das mulheres. “O trabalhismo que o PDT representa sempre esteve ao lado das mulheres, formando e revelando grandes nomes para a política local e nacional, então sem dúvida que estamos muito felizes com essa destacada participação feminina”, disse Teles, que é o atual presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá.

 

Pela proporcionalidade das bancadas a que cada estado tem direito na Câmara dos Deputados, os partidos devem ter nominatas de candidatos na proporção da quantidade das cadeiras mais uma, ou seja, o partido tem que lançar nove candidatos a deputado federal.


Deixe seu comentário


Publicidade