Cidades

Abril Marrom lembra importância dos cuidados com a saúde dos olhos

O médico oftalmologista Dr. Pedro Marques reforça que a campanha tem o objetivo de alertar e orientar a sociedade sobre os cuidados preventivos com a saúde dos olhos.


Railana Pantoja
Da Redação

 

O mês de abril é conhecido como Abril Marrom, em alusão à prevenção e combate à cegueira. Segundo o IBGE, o número de brasileiros com deficiência visual é de cerca de 6,5 milhões.

O médico oftalmologista Dr. Pedro Marques reforça que a campanha tem o objetivo de alertar e orientar a sociedade sobre os cuidados preventivos com a saúde dos olhos. “O Abril Marrom tem o objetivo de orientar o exame oftalmológico para a população em geral. Lembrar que o exame não consiste somente na refração, tem também a avaliação da pressão intraocular e a avaliação de fundo de olho, exames necessários para fazer o rastreio das grandes doenças oftalmológicas, visto que muitas delas podem levar à cegueira”, explicou o médico.

De acordo com a OMS, 80% das deficiências visuais podem ser evitadas, se rastreadas preventivamente. Por isso surge a importância de, pelo menos uma vez ao ano, ter consultas oftalmológicas. “Essa frequência pode variar a depender de alguma condição que o paciente tenha, mas o ideal é que pelo menos uma vez ao ano se procure um oftalmologista. Algumas doenças bem comuns, que podem gerar a cegueira, como a catarata e o glaucoma, de acordo com a OMS podem ser tratadas ou prevenidas em 60% a 80% dos casos. Se essas doenças forem tratadas de forma precoce, podem evitar uma cegueira no futuro”, avaliou Dr. Pedro Marques.

Algumas das doenças mais comuns, como o glaucoma, geralmente são assintomáticas. “Cerca de 90% dos casos são assintomáticos ou pouco sintomáticos. O glaucoma é uma doença silenciosa, o paciente geralmente não apresenta dor de cabeça ou dor ocular, e aí que está a importância de procurar regularmente um oftalmologista. A gente consegue através de um exame minucioso perceber o paciente que tenha um glaucoma inicial, que dá para tratar. Lembrando que o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível, infelizmente o que a gente perde não tem como recuperar. Por isso é importante o tratamento precoce e regular”, orientou.

Já a catarata, pode apresentar sintomas e é reversível com cirurgia. “O principal sintoma da catarata é a baixa de visão progressiva, quando aquele paciente que enxergava perfeitamente começa a perceber uma piora lenta e progressiva da qualidade visual. A vantagem da catarata é que ela é a principal causa de cegueira reversível, ou seja, aquele paciente que tem só a catarata e nenhuma outra doença oftalmológica, em teoria precisa fazer só a cirurgia e volta a ter a visão que tinha anteriormente”, finalizou o oftalmologista Pedro Marques.

 


Deixe seu comentário


Publicidade