Esportes

Calçadão do Mercado Central passa a ser ponto fixo de skatistas

Retorno do skate para frente da cidade em meio a dois importantes pontos turísticos


O skate é uma modalidade de esporte em alta no Brasil, devido ao grande sucesso que teve estreando como modalidade nos jogos Olímpicos de 2020.

No Amapá, mas especificamente em Macapá, o esporte já é praticado há muitos anos. Na década de 90, os amantes do Skate tinham como point o anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, a “pista”, como era denominado na época, ficava em frente ao Banco do Brasil.

Com o passar do tempo e com o crescimento da cidade, os skatistas perderam o local onde costumavam treinar, restando apenas as ruas para dar continuidade à prática. Anos depois começaram a utilizar a Praça Floriano Peixoto e bem mais tarde, ganharam um local na orla do Santa Inês, o Skate Park ou como eles chamam a “Pista de Skate do Santa Inês.

Em 2021, após as conquistas das medalhas olímpicas pelos atletas Raissa Leal e Kelvin Hoefler para o Brasil, a modalidade se destacou ainda mais na capital, fazendo outros jovens a aderirem o esporte e resgatando os skatistas mais velhos para a prática do Skateboard.

Com esse destaque, o município deu início a realização dos campeonatos de skate através de parcerias com o Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur). No total, já são dois campeonatos.

“Todo tipo de iniciativa que vem do poder público faz jus às ferramentas de assistencialismo com o jovem. Aqui se tornou um ponto de encontro dos praticantes da modalidade, que vem para praticar o esporte, tirando da ociosidade e da criminalidade, fazendo a garotada se dedicar aos treinos e até revelando novos talentos”, conta o presidente da Associação de Skate do Amapá (ASKAP), Gilvane Pontes.

Após o campeonato, os skatistas começaram a utilizar com frequência o Calçadão, foi quando o gestor do instituto de turismo teve a ideia de tornar o local fixo para a prática do esporte.

“A ideia surgiu exatamente do evento de skate que teve aqui na frente do Mercado, em utilizar esse espaço multiuso também para a pratica do skate. Começamos a utilizar e a sociedade abraçou a ideia e começou a frequentar também para a pratica do skate”, afirma Benicio Pontes, diretor-presidente da MacapaTur.

O espaço se torna fixo para o Skate, mas também é um espaço multiuso para práticas de outras atividades como dança, capoeira, ensaios juninos e exposições de carros antigos, além de eventos realizados no local.


Deixe seu comentário


Publicidade