Refletindo cenário do país, Amapá volta a registrar aumento de casos de covid-19
Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde aponta leve crescimento após semanas de estabilidade.

Os dados apontados no Boletim epidemiológico da última quinta-feira, 2, mostram um leve aumento de casos de Covid-19 no Amapá. O município de Oiapoque, que estava sem registro desde 10 de março, registrou um novo caso da doença.
O aumento é sentido após oito semanas de estabilidade. Durante esta semana, já foram contabilizados 16 novos casos – a semana epidemiológica se encerra todos os sábados. “Este é um cenário que pede cautela, uma vez que também voltamos a registrar internações. Só a capital do Estado apresentou nove novos casos da doença nesta quinta-feira, além de aumentar o número de suspeitos da doença”, explica a gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/AP), Solange Sacramento.
O aumento segue o ritmo do cenário nacional, de acordo com a secretária adjunta de Enfrentamento ao Covid-19, Maracy Andrade. “De abril a maio, houve um aumento de 78% no número de casos a nível nacional, mas aqui no Amapá, o aumento visto não é expressivo. Isso pode ser dito pela baixa procura por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e baixo número de internações, contudo o Governo do Estado está em alerta e monitorando esses dados, além de implementar novas estratégias de avanço da vacinação”, explica.
Estratégias de prevenção
Nesta quinta-feira, 2, o Governo do Amapá lançou o programa Vacina em que leva as campanhas de vacinação contra a covid-19, sarampo e influenza de casa em casa, inicialmente, em Macapá e Santana. O objetivo é elevar as coberturas vacinais no Estado para contenção das doenças.
O novo decreto do Estado, lançado na terça-feira, 31, trouxe as medidas de proteção necessárias para a manutenção do cuidado contra a pandemia: uso facultativo de máscaras em ambientes abertos e fechados e a obrigatoriedade em ambientes hospitalares e escolas, por serem áreas de risco ou baixa cobertura vacinal.
Deixe seu comentário
Publicidade
