Cidades

Governo e Senai formalizam contrato para capacitar jovens sobre sistemas fotovoltaicos

O curso profissionalizante foi destinado para 200 bolsistas do Programa Amapá Jovem, e faz parte das estratégias do plano da Nova Economia do Amapá.


O Governo do Amapá e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AP) assinaram nesta sexta-feira, 3, o contrato para início do Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, destinado a 200 bolsistas do Amapá Jovem. A profissionalização faz parte das estratégias do plano da Nova Economia do Amapá, lançada em março deste ano.

 

O Governo do Amapá investe R$ 120 mil no curso os jovens aprenderão técnicas para efetuar a instalação de energia solar on-grid, que consiste na captação de luz solar por meio dos painéis solares. Esse sistema permite a geração de energia elétrica para os imóveis.

 

De acordo com o Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Joselito Abrantes, umas das principais carências para o desenvolvimento do mercado de energia solar no estado era a escassez de profissionais qualificados para a mão de obra.

 

“Há quatro anos só tínhamos 3 empresas atuando no segmento de energia solar, atualmente no estado temos 40 empresas nesse mercado, e a tendencia é que esse setor se desenvolva cada vez mais, pois o governo tem vários projetos desenvolvidos para essa área. Essa capacitação faz parte de estratégias que irão alavancar a economia do estado através da geração de renda, emprego e entre outros benefícios para a economia”, disse.

 

A diretora de operações do Senai Amapá, Alyne Vieira, destacou que essas parcerias são fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado, além do curso de sistemas fotovoltaicos, a instituição também está capacitando outros 200 beneficiários do Amapá Jovem com a qualificação de energia e saneamento do E+ Profissional.

 

“Queremos ver nossos jovens ingressando no mercado de trabalho, por isso sempre buscamos mais parcerias que geram oportunidades. Logo estaremos entregando para o marcado 400 profissionais aptos para atuar no mercado que só tem a crescer cada vez mais”, falou.

 

O Curso terá a duração de dois meses, incialmente serão capacitados 50 bolsistas, que terão acesso ao laboratório especializado em energia solar para exercício das práticas de instalação, segurança no trabalho, além instruções necessárias sobre aspectos teóricos e práticos do dimensionamento de sistemas fotovoltaicos.


Deixe seu comentário


Publicidade