Ciclistas amapaenses iniciam desafio de percorrer 900 km de Oiapoque até Laranjal do Jari
O Grupo Veloyk da Fronteira está há um ano se preparando para o percurso. A aventura implica em atravessar trechos montanhosos e irregulares, aldeias indígenas, pontes e rios.

Cruzar a BR 156 do município de Oiapoque até Laranjal do Jari é a aventura que os ciclistas do grupo Veloyk da Fronteira encaram a partir deste sábado (02). Formado por seis mulheres e três homens, a equipe está se preparando para mais este desafio há um ano, desde que atravessaram de Oiapoque até Macapá, em uma viagem de três dias e noites sob chuva e sol, rompendo montanhas, estrada de barro, atoleiros e trechos perigosos.
A previsão é que desta vez a viagem tenha a duração de cinco dias no percurso de 900 km de Oiapoque até Laranjal do Jari, dois extremos e fronteiras ao Norte e Sul do Estado do Amapá. Os ciclistas são todos moradores de Oiapoque e praticantes de ciclismo de aventura na região. Das seis mulheres, quatro participaram da primeira aventura em 2021.
O planejamento para esse pedal longo consistiu em meses de treinamento físico, dietas e preparação mental para enfrentar as dificuldades geográficas e climáticas, principalmente nos 110 quilômetros não asfaltados do trecho Norte da BR 156, e 230 km do trecho Sul. O grupo terá suporte de dois carros de apoio e a previsão de quatro paradas para dormir. A aventura implica em atravessar trechos montanhosos e irregulares, aldeias indígenas, pontes e rios.
A equipe Veloyk da Fronteira foi criada em 2019 por Maïtê Sallé, Cacau Vieira e as irmãs Gerriane e Gizelda Evangelista, com o objetivo de terem uma atividade física através do ciclismo, melhorar a saúde mental, contemplar a natureza e interagir socialmente com outros grupos de ciclistas. O nome Veloyk da Fronteira significa Vélo: bicicleta em francês e Oyk: Oiapoque, na linguagem crioula.
Os dois carros de apoio transportam alimentos, primeiros socorros, roupas, peças para reposição e objetos pessoais. Os ciclistas são Maïté Sallé, Cacau Vieira, Gerriane Evangelista, Gizelda Evangelista, Emeli Rodrigues, Rosimere Nascimento, Robson Maciel, Raimundo Nonato e Elielson Almeida. Nos carros de apoio viajam Jaiderson Gadelha, Leandro Neto e Maurício.
Deixe seu comentário
Publicidade

