Guarda Civil de Macapá realiza operação ‘Pipa sem cerol, brincadeira consciente’
Durante as férias escolares, o número de acidente envolvendo a prática aumenta consideravelmente.

Para garantir a segurança das pessoas nas vias públicas da cidade e durante as programações do Macapá Verão de 2022, a Guarda Civil Municipal vai realizar a operação “Pipa sem cerol, brincadeira consciente”. A ação irá acontecer durante todo o mês de julho, período em que ocorre as férias escolares.
A iniciativa irá coibir o uso de linhas chilenas e cerol, que consiste basicamente em uma mistura de cola de sapateiro com vidro moído, por parte do público que gosta de empinar pipa.
Durante as férias escolares o número de acidente envolvendo a prática ilegal do cerol e linha chilena aumenta consideravelmente. Para evitar acidentes, a Guarda de Macapá está diurnamente nas ruas realizando o monitoramento e mapeamento das áreas com maior concentração de pessoas empinando pipas.
Já nas programações do Macapá Verão 2022, além das fiscalizações que também farão o recolhimento de linhas com cerol, a Guarda Civil montou um esquema reforçando a segurança.
Lei do Cerol
A Lei n° 1.455/05, conhecida como “Lei do Cerol”, proíbe o uso do material cortante em linhas de pipas nos logradouros públicos de Macapá, pois em contato com a pele, pode causar profundos cortes, assim como a linha chilena.
“Usar linha encerada ao empinar pipa é perigoso. A atitude pode causar graves acidentes e até mesmo tirar a vida de alguém. O comando montou uma programação com quantitativo grande de guardas e inspetores. Também pedimos a colaboração dos cidadãos, que participem do Macapá Verão com o intuito de se divertir, mas para que isso aconteça é necessário que todos respeitem as regras”, enfatiza a comandante da Guarda Municipal, Joeva Reis.
Deixe seu comentário
Publicidade

