“Estamos em uma crescente de casos de covid-19”, diz diretora executiva da SVS
A diretora executiva da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Iracilda Pinto afirma que esse aumento se dá pelo relaxamento da população em relação às medidas restritivas.

Lana Caroline
Da Redação
Nos últimos dias os casos de covid-19 estão aumentando e com isso a população começou a se preocupar com esse aumento. A diretora executiva da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Iracilda Pinto, afirma que os casos positivos se dão ao relaxamento da população em relação às medidas restritivas.
“As pessoas estão nas ruas, circulando em grandes eventos e esquecendo de usar máscaras e se vacinar, pois muitos estão com o esquema vacinal incompleto. Estamos agora em um período de crescente de casos. Na semana 24 pra 25, tivermos um aumento de 400% de números de casos. Na semana 25 pra 26, que terminou no último sábado (02), tivemos um aumento de 272% desses casos”, disse.
A vacinação é um forte aliado para o combate à doença. Segundo Iracilda, todas as Unidades Básicas de Saúde ofertam imunizantes para que a população possa atualizar seu esquema vacinal, mas algumas faixas etárias não estão com uma baixa porcentagem.
“Na faixa etária de 5 a 11 anos temos uma cobertura vacinal de 17,48%. De 12 a 17 anos temos aí 53% de vacinados e acima de 18 anos são 79,9% da população. Orientamos que a população procure se vacinar nas UBS’s e através da estratégia de vacinação em casa, que leva imunizantes contra covid-19, sarampo e influenza”, disse.
Segundo dados fornecidos pela diretora, 70% dos internados com casos de covid-19 são os que não tomaram vacina ou que não completaram o seu esquema vacinal. Ainda há casos de internações infantis, que somam 34% de crianças menores de cinco anos. Já na faixa etária de cinco a 11 anos a internação é de 10%, enquanto as pessoas de 18 a 59 anos somam 33%. Já os idosos, acima de 60 anos, representam 23%.
“Estamos orientando as pessoas para que usem máscaras, pois ela protege a nós e as pessoas ao nosso redor, além de tomar vacina, que é a principal medida para combater a covid”, completou Iracilda.
Deixe seu comentário
Publicidade
