CSA apresenta trabalhos desenvolvidos na fase de pré-operação no estado
A CSA é responsável por atender apenas as áreas urbanas, sendo as áreas rurais e ribeirinhas de responsabilidade da IDEAS S.A, empresa pública criada exclusivamente para este fim.

Railana Pantoja
Da Redação
A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), que assumiu efetivamente a responsabilidade do setor de água e esgoto das áreas urbanas do estado no dia 13 de julho, apresentou nesta terça-feira (26) alguns trabalhos que estão sendo desenvolvidos para amenizar os problemas enfrentados diariamente nos municípios.
“Nós estamos na fase de fazer o cadastramento e de ouvir o cliente, saber se aquele cliente usa poço, quantas pessoas moram na casa, quantos habitantes residem em cada bairro; assim a gente consegue produzir projetos que vão garantir a demanda necessária dos nossos sistemas de abastecimento e sanar a falta de água”, disse Marcus Vinicius, gerente de operações da CSA.
Outro problema que causa a falta de água constante, segundo o gerente, é o desperdício por parte da população.
“Nunca é um fator único, mas o primeiro que a gente descobriu, com as visitas nas casas, é que muitas caixas d’água não possuem boia, então muitos clientes deixam a caixa encher e transbordar para desligar a bomba. Também encontramos imóveis com vazamentos internos de água, coisa que o cliente não cuida. Então, as perdas impactam muito na falta de água. E qual é a parte da concessionária? Os investimentos”, apontou.
Água suja
Nos últimos dias, além da falta de água, a população também reclamou sobre o produto que, quando chega, está turvo.
“Nessa primeira fase de intervenção, teremos muitas paradas programadas, pois acabamos de receber um sistema com a identificação de bombas e motores que precisam de melhorias. Então, a maioria dos sistemas que trabalhamos precisa de parada para que ocorra a manutenção e assim volte a operar com qualidade. Recentemente tivemos que parar a captação de água bruta na orla, porque ela estava com super aquecimento nos painéis. Aí trocamos o cabeamento todo e recolocamos disjuntores, evitando transtornos maiores”, exemplificou.
Para a população não ser pega de surpresa, os comunicados são emitidos nas redes sociais da concessionária. Além disso, o SAC 0800 086 0116 recebe demandas relacionadas à falta de água e vazamentos em vias públicas.
A CSA é responsável por atender apenas as áreas urbanas, sendo as áreas rurais e ribeirinhas de responsabilidade da IDEAS S.A, empresa pública criada exclusivamente para este fim.
“Nós não somos a nova Caesa, somos uma nova empresa que vai cuidar do saneamento urbano, em duas vertentes: com o sistema de abastecimento de água e o sistema de esgotamento sanitário. A parte de drenagem e manejo de resíduos sólidos fica com os municípios”, esclareceu Marcus Vinicius.
Deixe seu comentário
Publicidade
