Esportes

Amapá conquista mais medalhas nas Paralimpíadas Escolares, em Brasília

A última atualização é de 54 medalhas, entre ouro, prata e bronze.


Lana Caroline
Da Redação

 

Esta sexta-feira (12) é o último dia das competições das Paralimpíadas Escolares e o Amapá já está fazendo história e trazendo na bagagem várias conquistas. Até a última atualização, os paratletas conquistaram 54 medalhas, entre ouro, prata e bronze.

Segundo o chefe da delegação amapaense, Rodrigo Ikegami, até o final do dia haverá mais 19 competições e as expectativas são as melhores. Além disso, o professor explica a importância da conquista desses títulos.

“Teremos mais provas de natação e atletismo. A expectativa e conseguir as 19 medalhas. A gente costuma escutar que esses atletas são mais um e que são excluídos, e aqui, nesse tipo de competição, eles são os protagonistas. Além disso, eles voltam renovados e com mais vontade de continuar”, disse.

As Paralimpíadas Escolares é o maior evento esportivo para estudantes com deficiência do Brasil. Na fase regional em Brasília, também participam atletas dos estados de Roraima, Acre, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais.

Novidades chegando

Com os bons resultados dos amapaenses e com a necessidade de treinamento intensivo com os paratletas, há possibilidade da criação de um Centro de Referência Paralímpico Brasileiro no estado. No ultimo mês, um dos diretores do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) esteve na pista de atletismo da Universidade Federal do Amapá para avaliá-la e dar o parecer.

“Esperamos o toque final do Comitê Paralímpico Brasileiro para que o Amapá tenha o seu centro referência em esporte de pessoas com deficiência. Cada estado possui o seu e chegou a vez do nosso estado e será na Unifap”, disse Marlon Gomes, técnico da Federação de Paradesporto do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade