Prontuário afetivo humaniza internação na UPA Zona Sul
Unidade Estadual de Internação Zona Sul implanta prontuário afetivo para fazer pacientes se sentirem acolhidos. A Medida aproxima internados e equipes da assistência.

Por Hélmiton Prateado
A Unidade Estadual de Internação Zona Sul implantou um novo serviço de interação entre pacientes e equipes da assistência. “O Prontuário Afetivo é uma forma de dar mais acolhimento aos pacientes, tratando-os de forma mais próxima do que ele está acostumado e quebrando o gelo natural de uma internação hospitalar”, explica a diretora-geral da unidade, Mara Helena Jardim.
O centro de internação é uma das unidades da rede estadual de saúde do Amapá destinada a acolher pacientes com necessidades de internação para tratamento clínico em várias especialidades. Atualmente o centro tem 34 pacientes internados na enfermaria de clínica médica e mais 5 crianças na internação pediátrica. Há também a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 12 pacientes internados.
Segundo Mara Helena, a equipe de humanização da Unidade de Internação faz constantes trabalhos de capacitação e reciclagem buscando aprimorar as formas de abordagem com pacientes e aplicar formas variadas de melhorar o dia a dia de quem está internado. “Essa renovação na forma de pensar e aplicar a humanização revigora o trabalho e anima pacientes e colaboradores”, comenta.
O Prontuário Afetivo é uma variação da placa que fica acima do leito do paciente e traz outras informações diferentes do que a assistência médica e multiprofissional precisa. No lugar de recomendações de precaução, motivo da internação, dados sobre alergias e comorbidades que consta da identificação do paciente, essa placa alternativa traz dados mais pessoais. “Buscamos saber como o paciente gosta de ser chamado, se ele tem um apelido, de onde ele é, sua ocupação, seu gosto musical, o que gosta de fazer e até o prato preferido. Às vezes colocamos até o time de futebol que ele torce”, frisa a coordenadora.
O macapaense Hélio Ramos Moreira, 38 anos, está internado desde o dia 26 de julho e foi o primeiro a receber tratamento diferenciado com o Prontuário Afetivo. Enquanto um técnico de enfermagem lhe prestava assistência, uma assistente social fazia uma breve entrevista e preenchia o prontuário com seus dados. Ele contou gostar de assado com açaí, que curte música brega, é católico e tem saudade de seu cachorro, além de frisar que ama sua família.
A diretora-geral da unidade, Mara Helena, disse ainda que a inovação será levada para o Centro de Atendimento Clínico, que funciona na parte superior da antiga UPA Zona Sul e que medidas inovadoras assim serão sempre implantadas visando o bem-estar dos pacientes. “Um atendimento clínico de excelência é sempre padrão. Mas, temos por meta também levar o máximo de humanização para nossos pacientes, garantindo uma estadia plena de conforto e acolhimento”, finaliza.
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