Cidades

1ª fase do Conjunto Miracema é entregue para mil famílias

Os investimentos somam R$214 milhões. Com a segunda etapa, que terá igual número de unidades, o total de beneficiados soma 10 mil.


O Governo do Amapá e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) entregaram, nesta quinta-feira, 18, a primeira etapa do Conjunto Miracema, um dos maiores projetos de habitação já executados pelo Estado.

 

São mil famílias atendidas na fase atual, e, ao final da segunda etapa, que prevê outras mil novas moradias, cerca de 10 mil pessoas serão beneficiadas.

 

Na solenidade, o governador Waldez Góes destacou que, com os investimentos em equipamentos sociais dentro do habitacional, o ambiente representa uma total mudança de vida para cada um dos novos moradores. “Tudo aqui foi executado para garantir melhoria completa de vida para cada um de vocês. Tem escola, tem creche, um grande sistema de abastecimento de água e de saneamento, e é um habitacional próximo às rodovias Norte-Sul e Duca Serra, que passam por um grande trabalho de mobilidade urbana. É qualidade de vida em todos os sentidos para as famílias”, frisou o governador.

 

Em todo Brasil, o Habitacional Miracema é a única obra do programa Minha Casa, Minha Vida que não foi interrompida e avançou em ritmo consistente mesmo em período de pandemia da covid-19.

 

Os trabalhos foram concluídos graças aos investimentos do tesouro estadual assegurados pelo Governo do Estado e recursos federais de emendas parlamentares, que somam mais de R$ 214 milhões.

 

Localização estratégica

O Conjunto Miracema possui localização estratégica com acesso a toda a região metropolitana e próximo à Lagoa dos Índios e às rodovias Norte-Sul e Duca Serra, onde o Governo do Estado realiza uma das maiores obras de mobilidade urbana do Amapá, com a construção do Viaduto da Integração que vai interligar a região metropolitana.

 

Todo o público a que se destinam as moradias é oriundo de áreas de ressaca e regiões insalubres de diversas localidades da capital.

 

Cada uma das famílias foi acompanhada e orientada pela equipe de assistentes sociais do Estado para que houvesse melhor adaptação e públicos especiais, como idosos e pessoas com deficiência, tivessem necessidades específicas atendidas.

 

O ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Daniel Ferreira, enfatizou a importância da integração, articulação e amplo diálogo entre os entes federativos para que entregas importantes alcancem a população. “O MDR possui diversos tipos de projetos em andamento em todo o país, de habitação, saneamento, desenvolvimento agrário, prevenção de sinistros e combate a vulnerabilidades. Nenhum desses trabalhos seria possível sem a ajuda dos estados e das prefeituras”, ressaltou o ministro.

 

Estrutura completa

Uma série de características, que qualificam o entorno dos imóveis, fizeram parte da concepção do projeto, incluindo sistemas de espaços para lazer, práticas esportivas e mobilidade com calçadas livres de obstáculos de 1,5 metro.

 

A rede de água será abastecida por dois poços profundos, prevenindo escassez do recurso. O sistema diferenciado de captação possui diferença de trinta metros de profundidade de um poço para o outro, para que cada um acesse lençóis freáticos de forma individual.

 

Há também sistema próprio de tratamento de esgoto, dimensionado para atender todo o Miracema. Os resíduos vão primeiro para uma estação elevatória, para que ocorra a separação dos dejetos sólidos e depois o processo de tratamento.

 

O Governo do Amapá também prepara a entrega de uma escola e uma creche, e ainda vai entregar, nas próximas etapas, a Unidade de Polícia Comunitária (UPC) e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), terminal de ônibus e abrigos para passageiros. O projeto também inclui a destinação de área para a construção de um centro comercial e para edificação de igrejas e templos religiosos.


Deixe seu comentário


Publicidade