Esportes

Amapaense recebe passagem para participar de corrida de rua na Bélgica

Júlia Gurjão, de 16 anos, foi selecionada para participar do She Runs, uma corrida que promove a liderança feminina e o empoderamento através do esporte escolar.


Lana Caroline
Da Redação

 

Entre os dias 12 e 17 de setembro a Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) realiza, pela primeira vez, uma competição exclusivamente voltada para as mulheres de diversos países. A corrida acontece em Bruxelas (Bélgica) e a amapaense Júlia Gurjão, de 16 anos, já está se preparando para correr os 4km de prova e representar o Amapá. Ela viaja no dia 10 de setembro e já recebeu sua passagem.

 

A jovem garantiu a vaga após ter escrito uma redação com o tema: “A presença feminina no esporte e a transformação social”. No texto nota 10, Júlia buscou falar sobre a visibilidade das mulheres no esporte, que é bem pouca. “Eu falei como o esporte feminino é injustiçado, por exemplo, o futebol masculino está sempre em sites e na televisão e o feminino não, só em jogos importantes. Falei também sobre a diferença de salários, além de citar filósofos. Agora estou muito ansiosa e feliz, pois vou conhecer pessoas de outros estados e países”, disse a amapaense.

 

O presidente da Federação Amapaense de Desporto Escolar (Fade), Rogério Moreira, acredita no potencial de Júlia para representar o Amapá, em Bruxelas. “A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) nos deu a ordem de realizar essa seletiva. Várias atletas se inscreveram e a Júlia conseguiu êxito na redação dela. Nós agradecemos à Júlia por participar e o Ifap, por está cedendo ela para esse evento”, disse.

 

A mãe de Júlia, Nilmara Gurjão, está muito feliz e conta da alegria em saber que sua filha tinha sido selecionada para o evento internacional. “To muito feliz e orgulhosa que ela teve essa oportunidade, através da confederação, de representar o Amapá nesse evento que trata do empoderamento feminino. Fico feliz também porque através de um concurso de redação, ela conseguiu essa oportunidade”, disse.

 

O She Runs é uma corrida internacional única que promove o bem-estar e liderança feminina através do esporte escolar, promovendo a igualdade de gênero, criando e desenvolvendo uma rede de jovens mulheres líderes no segmento em todo o mundo. A Júlia já está treinando e está muito ansiosa para viver a experiência.

 

“To muito ansiosa e feliz, pois vou conhecer meninas de outros estados e de outros países. Já comecei os treinos e dar 12 voltas na pista cansa, mas é muito bom”, disse Júlia, aos risos.


Deixe seu comentário


Publicidade