Esportes

Jogos do Rio Amazonas: 1º dia contou com manobras e diversão na orla de Macapá

Evento é realizado pela Associação de Velejadores do Amapá (Avap) em parceria com a Prefeitura de Macapá


 

O colorido das pipas de kitesurf e hidrofoil, modalidade adaptada do próprio kitesurf, impressionou o público que prestigiou o primeiro dia de competições dos “Jogos do Rio Amazonas”, no sábado (10), no complexo turístico do Canal do Jandiá, na orla de Macapá.

 

Com manobras e muita adrenalina, mais de 20 atletas do Amapá e do Pará participaram da disputa no maior rio do mundo. O evento esportivo foi realizado pela Associação de Velejadores do Amapá (Avap), em parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá. Os vencedores de cada modalidade garantiram premiação em troféus, medalhas e dinheiro.

 

 

“Nesta competição, estamos participando de um esporte novo e de alto desempenho, e que vai estar pela primeira vez nas Olimpíadas de 2024, e eu vou brigar, ainda esse ano, para uma vaga no ranking nacional. Então é muito importante para todos nós, atletas da região norte e principalmente de Macapá”, contou o kitesurfista Eliton Franco, que se classificou em 1° lugar na modalidade hidrofoil.

 

Além de promover o esporte, os “Jogos do Rio Amazonas” também tem o objetivo de conscientizar os atletas e o público geral sobre a necessidade de cuidar do rio Amazonas.

 

“A competição está muito bonita de se ver, nós temos o privilégio de morar as margens do rio Amazonas, então precisamos aproveitar e cuidar desse recurso. É importante frisar que todos os esportes que fazem parte dos Jogos do Rio Amazonas, não utilizam nenhum tipo de combustível que possam poluir o meio ambiente”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.

 

 

O atleta Marcelo Gonçalves veio do Pará para participar da competição e aproveitou a oportunidade para praticar o esporte e se familiarizar com as águas do rio Amazonas.

 

“Velejar nas águas do rio Amazonas, aproveitar o vento, que aqui é bem forte, é um evento totalmente diferenciado, é bem legal. Macapá é uma cidade bonita, na beira rio, é tudo diferente, eu conheci pessoas maravilhosas por conta do esporte e está sendo ótima a competição”, disse o paraense.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade