Esportes

Judoca amapaense é recebido com festa após conquista de bronze

Fábio Machado, de 40 anos, foi recepcionado pela família, amigos e judocas no Aeroporto Internacional de Macapá


Lana Caroline
Editora de esportes

 

Emoção! Esse sentimento começou a fazer parte da vida do judoca Fábio Machado, de 40 anos, quando conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Veteranos, na categoria até 81kg, na Cracóvia (Polônia), na última semana.

 

Nesta quarta-feira (14) o amapaense foi recepcionado com muita festa de amigos e familiares no Aeroporto Internacional de Macapá, além de ser levado às ruas da capital em uma viatura do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, chegar ao pódio não foi nada fácil, mas que tudo no final valeu a pena.

 

 

“Eu não esperava por essa festa toda, mas é o meu momento. Agradeço a Deus pela oportunidade e por tudo que fez em minha vida, pois não foi fácil chegar na Cracóvia e lutar com os melhores do mundo. É uma sensação única e vou guardá-la para o resto da vida, juntamente com esse apoio e carinho da minha família, amigos e da família do judô. Só gratidão.”, disse o atleta.

 

Chegar ao pódio não foi fácil. A primeira luta e vitória foi contra o atual vice-campeão mundial, da Moldávia, Octavian Patrascu. Nas quartas de finais, o amapaense lutou e venceu o americano Jonathon Michaud. Já na semifinal acabou perdendo para o judoca do Azerbaijão, Zulfugar Huseynov. Na disputa pelo bronze, o amapaense lutou com o também brasileiro, Maurício Luz, e venceu.

 

 

O técnico do judoca, Alessandro Barros, afirma que apesar dos desafios de sair do estado para competir, mesmo com a falta de patrocínio, a garantia da vitória era certeira. “Eu tinha certeza absoluta, mesmo antes da sair daqui, estaríamos no pódio. Não sabia qual a colocação, mas que sabia iríamos ganhar. Esse é um campeonato fortíssimo, com os melhores do mundo, e o Fabinho é um dos melhores do mundo e é daqui do Amapá. Além disso, é um peso que sai das nossas costas, pois a gente tinha que dar uma resposta para aqueles que nos ajudaram. Na verdade, a ficha nem caiu. Isso é novo pra gente e agora é só festejar”, disse.

 

Fábio Machado é faixa preta 2º DAN e possui o título de atual campeão brasileiro e da Copa Rio Internacional de Judô. Além disso, o judoca é o TOP 2 de sua categoria no ranking da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

 

O Mundial de Veteranos é um evento anual realizado pela Federação Internacional de Judô e tem como propósito promover uma grande confraternização entre judocas veteranos, com mais de 30 anos, que têm o esporte como filosofia de vida.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade