Cidades

Maternidade Bem Nascer realiza programação de valorização da vida

Trabalho auxilia na integração dos colaboradores e na identificação de síndrome pós-parto nas parturientes


 

Durante o Setembro Amarelo, o Governo do Amapá promove rodas de conversas e atividades interativas para funcionários e pacientes da Maternidade Bem Nascer, como parte da programação da campanha de valorização da vida. O trabalho auxilia na integração dos colaboradores e na prevenção e identificação de síndrome pós-parto nas mulheres atendidas.

 

O serviço psicossocial da nova maternidade organizou a programação com objetivo de orientar sobre métodos para identificar se alguém está precisando de ajuda. As estratégias também abordam a importância da saúde mental e prevenção do suicídio.

 

 

“Desenvolver atividades para que no ambiente de trabalho seja possível identificar que o próximo precisa de ajuda é o foco do nosso trabalho na campanha, por isso a interação entre os colaboradores é importante”, declara a psicóloga da maternidade, Jaciara Lima.

 

O serviço psicológico da Maternidade Bem Nascer está em constante qualificação para, assim, identificar pessoas que precisam de ajuda, incluindo puérperas que recebem acompanhamento para possíveis sinais de depressão pós-parto.

 

“O acolhimento às mães inicia logo depois do parto e vamos analisando a forma como elas tratam o bebê, fazemos uma triagem de como foi a gestação e avaliamos se essa mãe precisa de ajuda”, explica a psicóloga da unidade, Joyanne Guedes.

 

Os sinais de depressão pós-parto avaliados nas puérperas são diversos; como rejeitar o bebê, evitar contato físico, não conseguir amamentar e outros, que quando constatado pela equipe de profissionais, se inicia uma avaliação para o tratamento mais adequado, começando pelo bairro ou localidade em que a nova mãe reside.

 

Assim, é possível identificar unidades de saúde próximas com serviço psicológico para encaminhar as pacientes, sob acompanhamento da maternidade.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade