Heraldo Almeida

O que é música popular?


Música popular é qualquer gênero musical acessível ao público em geral. Distingue-se da música folclórica por ser escrita e comercializada como uma comodidade, sendo a evolução natural da música folclórica, que seria a música de um povo transmitida ao longo das gerações.

São muitos numerosos os gêneros inerentes à música popular tais como: o samba, chorinho, frevo, baião, maracatu, música caipira, música nativista gaúcha, as cantilenas, rock, blues, jazz. Em geral estão associados ao ritmo, a cultura e a construção de uma sociedade. Assim, pessoas nascidas durante os anos 60 tendem a apreciar as músicas dos anos 70, tais como os Beatles, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Chico Buarque de Hollanda e Quarteto em Cy ou os Rolling Stones, Mutantes, Os Novos Baianos e a Tropicália.

Evidentemente que é grande a variedade de gêneros apreciados e muitas vezes os que apreciam um gênero podem não apreciar outro. Como por exemplo brasileiro, um apreciador de Samba na grande maioria das vezes não aprecia a música sertanejo universitário, e vice-versa por motivos óbvios a sertanejo universitário utilizada cultura de massa e uma música de entretenimento utilizada pela mídia e o samba é cultura do povo brasileiro.

Muito da música popular provém de negócios disseminados com fins lucrativos. Executivos e empregados de negócios vinculados à música popular tentam selecionar e cultivar a música que teria um grande sucesso com o público, e assim maximizar os negócios da empresa. Nessa acepção, a música popular é distinta da música folclórica, criada pelo povo em geral para sua própria apreciação, e a música clássica, originalmente escrita para a igreja ou para a nobreza, e atualmente subsidiada pelos governos e universidades.

Apesar de os negócios controlarem os pilares da música popular, nem sempre os jovens aspirantes a se tornarem músicos populares são impulsionados pelo dinheiro. Em geral, eles aspiram a encontrar uma forma para sua expressão ou criatividade, ou simplesmente por diversão. Historicamente, os valores motivos de conflito de executivos em vc músicos se tornaram motivo de tensão na indústria da música popular pelo mundo.

 

******************************************

Cantamos pra celebrar
E proteger a nossa aldeia
Nas noites sob o luar
Quando o dia clareia

Zé Miguel

******************************************

 

Identidade

Maioria dos artistas, de todos os segmentos, apoia o candidato Clécio (Solidariedade) para governador do estado. “Ele tem mais identidade com a classe e com a cultura amapaense”, dizem os agentes culturais.

 

Poetas Azuis

Lançamento do EP ‘O Amor Mora Aqui’, do grupo Poetas Azuis (Pedro Stkls e Thiago Soeiro), será lançado na sexta (23), às 18h, em todas as plataformas de streaming e Youtube. O trabalho reúne cinco músicas inéditas.

 

Tenda Cultural

Na sexta (23) tem show do poetinha Osmar Júnior, na Tenda Cultural do Rod’s Bar (Complexo Marlindo Serrano- Araxá), a partir das 21h. Cantora Dani Li é a convidada especial. #VaiLá.

 

 ‘Aqui Tem’

Título do disco (CD) do cantor e compositor Sabatião, com músicas regionais de linguagem amazônica.

 

Gospel

Muitos são os artistas que se destacam na cultura musical gospel no Amapá. É mais um estilo em defesa da nossa arte. Belo trabalho.

 

Amador

No geral, falta profissionalismo para os trabalhadores do carnaval amapaense, principalmente das escolas de samba. Muitos falam: “Meu trabalho é profissional”, mas o comportamento é de amador.

 

Referência

Programa ‘O Canto da Amazônia’, de segunda à sexta, na Diário FM 90,9, é a referência dos artistas amapaenses.

É um programa com a cara e o jeito da nossa gente, com uma linguagem regional bem amazônica de ser.

 

********************************************************************************************************************************************