Festival Paralimpico é marcado por muita diversão e alegria
A 4ª edição do evento aconteceu neste sábado (24) e reuniu cerca de 150 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos

Lana Caroline
Editora de Esportes
O ginásio poliesportivo do 34°BIS foi palco da 4ª edição do Festival Paralímpico e contou com várias crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, participando de diversas atividades como vôlei sentado, atletismo e parabadminton, além de atrações circenses, musicais e pintura de rosto.
O secretário estadual de Desporto e Lazer, Rudney Cunha, afirma que o evento serve para incentivar a prática esportiva dos participantes. “É uma festa de inclusão que estamos promovendo para incentivá-los, pois eles não podem ficar só em casa se sentindo incapazes de fazer alguma atividade física. A expectativa para o próximo é fazer um melhor para atingir um maior número de público”, disse.
Um dos coordenadores do Festival, Herbert Barbosa, diz que o evento é alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, além de ser uma grande satisfação de realizá-lo pela quarta vez.
“Estamos recebendo cerca de 150 crianças que experimentaram, de forma lúdica, as atividades de vôlei sentado, parabadminton e atletismo. É um evento que acontece em todo Brasil e vem fechar nosso ano com essa experiência. Além disso, temos olhar clínico para identificar possíveis atletas”, comentou.
Um dos paratletas que marcou presença no evento foi o Gabriel Vitor, de 17 anos, que já possui várias medalhas em competições nacionais. Ele diz que as medalhas que mais gosta e tem um significado maior é as que conquistou nas Paralimpíadas Escolares, que aconteceu em julho, em Brasília. “Foi muito gratificante, pra mim, competir e ganhar três medalhas de ouro. Sem palavras. Espero ganhar cada vez mais medalhas e ficar feliz a cada conquista”, disse.
O pai do Gabriel, Rony Vilhena, vibra a cada vitória do filho e que em meio a todas as dificuldades, ele consegue superar todas. “Me sinto muito feliz com ele, apesar de tudo que ele passou no começo. Já viajei com ele algumas vezes para os campeonatos e outros ficamos em casa esperando vídeo, fotos e mensagens para saber como ele está na competição”, completou.
O Festival Paralímpico Loterias Caixa, realizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) acontece desde 2018 e proporciona a crianças, com e sem deficiência, a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional.
Deixe seu comentário
Publicidade





