Cidades

Convênio entre Governo e Unifap garante abertura do Hospital Universitário

Unidade está integrada a rede estadual de saúde e funciona graças a repasse de recursos do Estado


 

O Hospital Universitário já recebeu os primeiros pacientes. A unidade havia sido ativada excepcionalmente durante a pandemia, e voltou a funcionar atendendo serviços de média e alta complexidade, a partir de demandas reguladas pelo Governo do Amapá.

 

A abertura e funcionamento do HU é garantido através de convênio entre o Estado do Amapá e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), integrando o hospital à rede de atenção à saúde mediante execução de ações e serviços de saúde, gestão, ensino e pesquisa, no âmbito do sistema único de saúde.

 

Assim, tratando especialidades, o HU não será um hospital de porta aberta e os pacientes serão transferidos dos hospitais da rede pública de saúde conforme necessário.

 

“A regulação, no caso, a transferência dos pacientes para o HU, será feita através da Central de Regulação do Governo do Estado, dessa forma, iniciamos semana passada uma triagem com os pacientes do Hospital de Emergência que opera com uma capacidade acima da ideal, para realizar a transferência das pessoas que necessitam dos serviços disponibilizados no HU”, complementou o coordenador de Regulação, Controle e Avaliação (CRCA) da Sesa, Jhon Araújo.

 

O secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, destaca a importância da abertura para amenizar demandas reprimidas e expandir a rede estadual de saúde. “O Hospital Universitário será essencial para consolidar esse aumento da nossa rede de saúde no nosso estado, junto a expansão do Hospital de Emergência, aos novos leitos no Hospital da Criança e Adolescente, a Maternidade Bem Nascer e ao Hospital de Emergência de Porto Grande que ainda está por vir, os nossos pacientes terão mais opções e mais conforto para tratar seus casos”, explicou.

 

A abertura do Hospital será feita através de fases, com a intenção de realizar testes e consolidar a logística para o trabalho. O processo completo, que terá três fases, deve durar dois anos e meio.

 

Além da regulação, dentro das responsabilidades quanto ao HU, cabe ao Governo do Amapá:

  • Articular com as demais esferas de gestão do SUS o financiamento das ações e serviços de saúde contratualizados;
  • Controlar, avaliar, monitorar e auditar, quando couber, as ações e serviços de saúde;
  • Estimular, apoiar e financiar o desenvolvimento de pesquisa no hospital;
  • Obter os recursos de custeio para repasse ao HU-UNIFAP a partir do início de seu funcionamento.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade