Política

Dorinaldo Malafaia garante que será parlamentar focado principalmente na saúde

Deputado federal eleito revelou-se e se notabilizou como dedicado servidor público durante a pandemia, quando era o titular da Superintendência de Vigilância em Saúde


Douglas Lima
Editor

 

O deputado federal eleito com 11.473 votos, Dorinaldo Malafaia (PDT), em entrevista na manhã desta sexta-feira, 7, ao Sistema Diário de Comunicação, garantiu que na Câmara Baixa, em Brasília, será um parlamentar focado principalmente na saúde, setor a que aderiu em sua vida, tanto que tem formação acadêmica em enfermagem e mestrado e doutorado em áreas afins.

 

 

Dorinaldo, como titular da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), revelou-se e se notabilizou como um dedicado servidor público, incansável, mesmo, no atendimento à população às voltas com a pandemia da covid-19.

 

Na entrevista, ele declarou que durante a campanha eleitoral foi muito reconhecido pelo trabalho que realizou na SVS, chegando até a ser chamado como o ‘cara da vacina’, o ‘cara da covid’ e o ‘cara da televisão’, porque foram incontáveis as vezes em que deu entrevista na telinha, dando informações e orientando o povo sobre que comportamento tomar em razão do mal que assolava o mundo.

 

Encarando o mandato de deputado que assumirá em 1 de fevereiro como um novo desafio, Malafaia prometeu se dedicar as 24 horas de cada dia em trabalho na Câmara Federal pela melhoria da saúde da população.

 

O parlamentar eleito destacou como uma de suas lutas a defesa por um Tratamento Fora de Domicílio (TFD) transparente e célere, pois o paciente e seus familiares têm o direito de saber o andamento de seu processo, a garantia de viajar rapidamente e de receber a ajuda de custo antes de sair do estado, e não só quando voltar.

 

Dorinaldo informou que em suas andanças de campanha as dificuldades com o TFD foi o que mais escutou da população. Em segundo lugar, em termos de audição sobre os problemas com o setor da saúde, sobressaiu a marcação de consultas.

 

Sobre o TFD e consultas, Marinaldo disse que já conversou sobre o assunto com o governador eleito Clécio Luís, e que como deputado federal vai trabalhar de imediato na busca de soluções para os dois problemas. “O Clécio vai dar muita atenção à saúde e eu vou estar sempre atento no processo de melhoria da saúde da população”, prometeu.

 

Para o parlamentar eleito, o SUS é muito importante, um patrimônio nacional, mas que precisa ter ampliado o seu nível de investimento, e ser dinamizado por ferramentas e mecanismos que o tornem ainda mais eficientes. Ele disse defender com insistência a descentralização do modo de funcionar da saúde, hoje altamente concentrado nas mãos de um só gestor, no caso o secretário da pasta.

 

 

Dando exemplo de como a descentralização é importante para a saúde fluir, Dorinaldo Malafaia citou na entrevista ao Sistema Diário de Comunicação a Superintendência de Vigilância em Saúde, que foi tirada pelo governador Waldez Góes de dentro da Secretaria da Saúde, passando a ter uma dinâmica autônoma.

 

O parlamentar eleito observou ainda que não tivesse a SVS autonomia e se o sistema de saúde brasileiro não fosse o SUS, o estrago provocado pela pandemia seria muito maior no estado do Amapá. Segundo ele, muita coisa foi conseguida pelo bom desempenho desses dois segmentos que integram o setor de saúde do Estado do Amapá.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade