Endocrinologista explica fatores que causam obesidade
Adivaldo Vitor Barros explica que a obesidade é vista como uma síndrome

Lana Caroline
Da Redação
Nesta terça-feira (11) é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade e é de extrema importância a conscientização sobre a gravidade deste mal. Segundo dados da OMS, mais de 1 bilhão de pessoas são obesas no mundo, sendo os maiores casos em adultos e adolescentes.
O endocrinologista amapaense, Adivaldo Vitor Barros, afirma que a obesidade não se trata somente de comer muito, mas sim diversos fatores podem desencadear esse mal. “A obesidade é vista, hoje, como uma síndrome e não uma questão de comer muito. Ela é tem fatores que a influenciam como os ambientais, genéticos, hormonais, comportamentais e é importante uma avaliação criteriosa. Durante a pandemia, percebemos um aumento dos quadros de obesidade por conta de transtornos emocionais e até da questão do vírus”, disse o especialista.
A obesidade afeta a maioria dos sistemas do corpo. Atinge coração, fígado, rins, articulações e sistema reprodutivo. Isso leva a uma série de doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, AVC, entre outras.
A chave para prevenir a obesidade ter um cuidado antecipado e, principalmente, realizar exercícios físicos com frequência. “Atividade física ajuda na perda de peso. Seja uma caminhada, corrida, hidroginástica, natação, pilates. Qualquer atividade física que seja praticada é de extrema importância, além da alimentação menos calórica”, explicou.
Deixe seu comentário
Publicidade
