Cidades

Titular da Semsa explica motivo para encerrar atendimento na Unidade de Saúde do Santa Inês

Segundo Érica Aymoré, a diminuição de casos de covid-19 e aumento de imunização contra a doença foram os fatores principais


 

Lana Caroline
Da Redação

 

Com o aumento da vacinação contra a covid-19, a Prefeitura de Macapá decidiu encerrar os atendimentos na Unidade Santa Inês, desde o último sábado (15). A secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, afirma que mesmo com o encerramento das atividades, os casos da doença continuarão sendo monitorados.

 

“A unidade foi criada para dar retaguarda aos casos de covid e com o aumento da cobertura vacinal e a queda nos casos da doença, estamos com segurança de encerrar os atendimentos no Santa Inês. Continuaremos com monitoramento dos casos, que há duas semanas são poucos e de baixa gravidade, e sempre alertando a população da necessidade da vacinação e fazer os reforços necessários, pois sabemos que a diminuição nos casos foi através da vacina”, disse a secretária em entrevista ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário 90,9 FM).

 

Com o fechamento da unidade, as UBSs dos bairros Perpétuo Socorro e Marabaixo, além da UBS Marcelo Cândia e Pedro Barros estarão recebendo os casos suspeitos de covid-19 e de síndromes gripais.

 

Sobre a vacinação da covid-19, a secretária explica que as Unidades Básicas de Saúde não farão aplicação da vacina contra a doença aos sábados, mas que as ações itinerantes estarão sendo realizadas.  “Equipes de saúde estarão em diversos pontos da cidade, aos sábados, deixando disponível para aquele profissional que não tem tempo de tomar vacina no dia de semana se vacinar”, comentou.

 

Falando sobre o mês de prevenção contra o câncer de colo de útero e de mama, Erica afirma que desde o início do ano é feito o reforço para a coleta dos exames para o rastreio da possível doença, além de incentivar a vacinação contra o HPV.

 

“No decorrer do ano iniciamos o reforço pra coleta de PCCU, ultrassom de mamas e mamografia. As mulheres podem procurar, a qualquer hora, durante todo ano, os exames. Quanto mais cedo detectar as alterações, maior a possibilidade cura. Além disso, estamos incentivando as meninas e os meninos tomarem a vacina contra o HPV, que protege contra o câncer”, disse.

 

Nesta segunda-feira (17) é comemorado o Dia Nacional da Vacinação e em alusão a essa data, a Praça Floriano Peixoto será palco de uma grande ação, com intuito de atualizar a caderneta vacinal de crianças e dos adultos. A secretária falou sobre a ação e da preocupação com a poliomielite.

 

“A ação não será somente para as crianças, mas sim para os adultos também. Estamos fazendo varredura vacinal nas escolas para atualizar o calendário vacinal de pais e filhos. Vamos iniciar as ações nas escolas estudais para obtermos coberturas seguras, que garantam a saúde da população em geral. Nossa preocupação é com a poliomielite, pois estamos em uma posição geograficamente perigosa. A Europa já tem casos e precisamos ter nossa cobertura vacinal alta, pois queremos manter as nossas crianças protegidas”, finalizou.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade