Cidades

Projeto é selecionado para representar região norte na etapa nacional de Olimpíada Brasileira

A proposta “Sempre Livre”, escrita por estudantes do 2º ano do ensino médio, fala sobre pobreza menstrual na escola e em outras instituições


 

O projeto “Sempre Livre”, desenvolvido por alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Maria do Carmo Viana, é um dos 36 trabalhos escolhidos para representar a região norte na etapa nacional da 11ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), que acontece entre os dias 6 e 9 de dezembro, no Rio de Janeiro.

 

“Sempre Livre” fala sobre a pobreza menstrual enfrentada dentro das escolas públicas e outras instituições presentes na sociedade, como o presídio feminino.

 

Escrito pelos estudantes Érika Patrícia, Jeferson Silva e Saíra Nogueira, do 2º ano do ensino médio, e com apoio das Rosilene Cardoso e Aldenir Freire, o projeto concorreu com outros 36 trabalhos na etapa regional, conquistando o primeiro lugar na categoria Projeto de Ciências –  Ensino Médio.

 

Para Érika Patrícia, representar não só seu estado, mas também a região norte do país em uma olimpíada superou as expectativas dela e dos seus colegas.

 

“Sempre acreditamos que o projeto sairia dos muros da nossa escola, mas chegar na etapa nacional, com toda essa visibilidade e responsabilidade, superou as expectativas. Para mim, por exemplo, é a primeira experiência científica nacional que tenho”, disse a estudante.

 

A professora Rosilene, que leciona história, acredita que mais do que ter levado o primeiro lugar na etapa regional e estar concorrendo na etapa nacional, o verdadeiro prêmio é o reconhecimento.

 

“Ter dado a notícia pra eles, que tínhamos levado o regional e estávamos concorrendo na etapa nacional, foi o momento que a gente percebeu que os nossos esforços não foram em vão, significa muito”, se emocionou a professora.

 

Sobre a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

A Obsma é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. Dentre os principais objetivos, estão o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade