Última Hora

Tocha Olímpica traz de volta ao Amapá a família de Coaracy Nunes

O programa LuizMeloEntrevista (DiáriOFM 90.9) desta quinta-feira, 16, mergulhou fundo no passado, com recordações de um passado não muito distante, encravado na construção do então Território



Desnudando de a intimidade de uma família que foi crucial para a viabilização do pedaço de chão que sempre foi considerado como guardião de suas riquezas naturais e embrião promissor do desenvolvimento do país, mais especificamente a do primeiro deputado federal da nossa história política, Coaracy Nunes, que de forma precoce perdeu a vida num trágico acidente aéreo ocorrido quando ainda no exercício do mandato, na região do Macacoarí.
Em meio a risos e lágrimas enxertando o saudosismo, as três filhas de Coaracy respondiam às perguntas do apresentador do programa, jornalista e radialista Luiz Melo, e acrescentavam revelações até então ocultas da população da ética, ao mesmo tempo em que ratificavam o bom caráter, honestidade, seriedade no trato da coisa pública e a espontaneidade e desprendimento do pai de família e do político, com a capacidade de manter perfeita sintonia entre as atividades parlamentares e como pilar principal de sustentação do lar.
Primo e homônimo do ex-deputado, Coaracy Nunes apresentou a família reunida no estúdio; presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes Filho, atualmente com 78 anos de idade, não estava presente, e foi representado pelo primo, que também possui o mesmo nome: “Hoje é a festa da Tocha, e o Coarinha, que assim chamo pelo carinho que tenho meu pelo meu primo, filho do deputado, que vai conduzir a Tocha Olímpica, e trouxe toda a família para participar da festa, a Gisela Nunes, neta do Coaracy deputado, filha da Maria da Graça Nunes, que é a filha caçula do Coaracy, na realidade a 7ª filha dele, além da Luciana Nunes, neta do Coaracy., filha do Coarinha, que também vai conduzir a Tocha. Como sempre é uma emoção muito forte, uma alegria estar de volta ao Amapá e sentir o carinho desse povo”, ressaltou.
A filha Maria da Graça resumiu a emoção da família: “Meu pai morreu quando eu tinha 2 anos; o Amapá sempre estave presente na nossa vida; quando houve oportunidade anos atrás pra conhecer (o estado) viemos todos em família, quando o Piratão (escola de samba) homenageou meu pai e se sagrou campeão naquele ano, cerca de 10, 12 anos através; e todas as vezez vir ao Amapá é motivo de muito emoção pra mim, pra toda a família, porque eu só vim conhecer o meu pai aqui na terra de Macapá, onde eu recebo muito carinho das lembrança das pessoas que conviveram com o meu pai, que deixou muitos fragmentos felizes para o povo do Amapá.
 
Memória
No dia 21 de janeiro deste ano completou 58 anos do trágico acidente aéreo que matou o deputado Coaracy Nunes, seu suplente Hildemar Maia e o piloto Hamilton Silva, nas matas do Macacoary. Primeiro deputado federal da história do Amapá, Coaracy Nunes viajava para a vila do Carmo do Macacoary acompanhado do piloto Hamilton Silva para a festa de São Sebastião, padroeiro da localidade. No retorno, em consequência de nevoeiro, a aeronave perdeu o controle e chocou-se com uma árvore, provocando o acidente. Não houve sobreviventes. Os três corpos ficaram carbonizados.
 
Hildemar Maia foi também promotor da Comarca de Macapá, e Hamilton Silva desempenhava a função de piloto de aeronaves do Amapá. Segundo relato do padre Ângelo Negri, do Pime, ao jornalista Edgar Rodrigues, foi decretado luto oficial de oito dias em todo o Território por ocasião do desastre. Houve funeral solene na catedral com missa celebrada pelo bispo dom Aristides Piróvano. O corpo do piloto Hamilton Silva foi sepultado no cemitério de Nossa Senhora da Conceição, em Macapá. Hildemar Maia foi sepultado em Belém e Coaracy Nunes foi levado para o Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário


Publicidade