Cidades

Câncer de próstata é o mais comum no Amapá, revela pesquisa

Informação é do 1º Boletim do Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP/AP), divulgado nesta terça (08)


 

Railana Pantoja
Editora-chefe

 

O câncer de próstata é o mais comum no Amapá. É o que revela o 1º Boletim do Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP/AP), divulgado nesta terça-feira (08) pelo Governo do Amapá.

 

Os dados são resultados de coletas realizadas desde 2016 e podem dar um panorama da incidência do câncer em todo o Estado. No referido ano da pesquisa (2016), o Amapá registrou 900 casos de câncer de próstata.

 

 

“A realidade do Amapá coincide com o Brasil, onde o primeiro lugar de câncer é o de próstata. Em segundo lugar aparece o câncer de colo do útero. São informações que coincidem com as estimativas do Inca no Brasil”, detalhou Faye de Oliveira Ferreira, responsável pela realização do RCBP/AP.

 

É a primeira vez que o estado realiza um levantamento completo com as informações sobre câncer no estado, juntamente com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

“O RCBP é o responsável por armazenar os dados sobre câncer no Amapá, está ligado diretamente ao Ministério da Saúde através do Inca do Rio de Janeiro, que dá apoio técnico aos estados. Nós coletamos nas unidades de saúde todo caso novo, fazemos a busca ativa e levamos para um sistema, onde as informações são padronizadas e podemos ter o histórico de câncer no estado”, explicou.

 

Todos os dados foram apresentados durante o evento de lançamento do boletim, que contou com a participação de diretores e membros de instituições de saúde, profissionais médicos e enfermeiros, instituições de pesquisa, diretores de unidades hospitalares públicas e privadas, laboratórios, entre outros.

 

A partir das informações do RCBP é possível que a administração pública possa traçar a gestão e planejamento de ações de controle e preventivas em relação ao tratamento de câncer no Brasil.

 


Deixe seu comentário


Publicidade