Querido pelo público, amigos e até por desconhecidos, Ivo Cannuty é eternizado pela família que o ama e tem tanta saudade dele
A esposa Valéria e a filha Ana Karolina projetaram lançar cinco álbuns do artista nas plataformas digitais; dois já estão no ar e o próximo vem no dia 2 de dezembro.

Douglas Lima
Editor
Era para ser uma entrevista formal, introdução à adesão do Sistema Diário de Comunicação ao projeto de Valéria de imortalizar, através de álbuns, a obra do marido dela, Ivo Cannuty, que se foi há um ano e oito meses, mas está eternizado na memória de todos os amapaenses, principalmente na daqueles que vivem a cultura, a música, a arte.
Sim, era pra ser uma entrevista formal, na manhã desta terça-feira, 29, no ‘LuizMeloEntrevista’, mas acabou sendo um bate papo gostoso, pela maneira amável, cordial, agradecida e educada de Valéria Cannuty se comunicar, e ainda mais pela inteligência e palavra fácil de Ana Karolina, filha do casal, fã e admiradora incondicional do pai, mas que não quer segui-lo profissionalmente, prefere estudar medicina.
Valéria, com ajuda da própria Karolina e de amigos, já lançou dois álbuns de Ivo Cannuty como intérprete de grandes nomes das músicas nacional e estrangeira e também de composições autorais. Os dois álbuns estão em absolutamente todas as plataformas digitais.
Dia 2 de dezembro será lançado o próximo trabalho, em janeiro, outro e, por fim, o quinto álbum, no carnaval, fechando o projeto elaborado com tanto gosto, amor e saudade por Valéria Cannuty em homenagem, como ela diz “ao artista, meu marido e pai de minhas filhas”. Além de Ana Karolina, de 17 anos, o casal teve a Ana Júlia, de 15. Ivo tem, de sua primeira relação amorosa, a Brinny Cannuty, que inclusive lhe deu a netinha Ive.
Um detalhe que chamou muito a atenção no bate papo foi a gratidão de Valéria e Ana Karolina pelo carinho e afeto com que o marido dela foi tratado em vida e continua sendo, sentimentos esses transportados para a família após o desenlace do eclético e inesquecível Ivo Cannuty.
“Tenho certeza que esse carinho não vai acabar com o tempo; o Ivo foi uma pessoa que trouxe alegria para os nossos corações”, pontuou Valéria, para Ana Karolina também pontuar: “Meu pai era meu ídolo, e vai ser pra sempre”.
Um pouco de Ivo
Ivo Cannuty era uma daquelas pessoas das quais se costuma dizer de ‘mil instrumentos’, versátil ao extremo e com capacidade extraordinária de trabalho, em tudo buscando ser perfeito ou exercendo a utopia da perfeição. Ele era cantor, compositor, produtor musical, jornalista, radialista, empresário e ainda bacharel em direito.
Natural de Santa Luzia do Ourém (PA), Ivo veio criança para o Amapá. A infância e a adolescência dele foram difíceis, tendo que ser abrigado na Casa da Hospitalidade, em Santana, cidade onde também foi acolhido por famílias até sair pra encarar o mundo de frente.
Foi cantor com carreira consolidada há 31 anos, iniciando como crooner da Banda Santana. Depois, foi convidado para compor a Banda The Tramp’s, seguindo posteriormente pela Banda KN6, que acompanhou pelo Brasil as turnês do cantor Kzam Nery.
Em 1994, Ivo Cannuty formou a sua própria banda, a HUM. Em seguida, a Banda Impactus. A partir de então ingressou na Escola de Samba Piratas da Batucada, como compositor de samba de enredo. Concomitantemente, participou como intérprete e compositor das escolas de samba Cidade de Macapá, Império do Povo, Maracutaia (Santana), Piratas Estilizados e Unidos do Buritizal, onde permaneceu por 20 anos como intérprete e compositor. Venceu por oito vezes o Festival de Samba de Enredo das Escolas de Samba e por três vezes o Festival de Temas da Abloca e Liba.
Como jornalista e radialista durante 25 anos, há 18 apresentou o programa Ensaio Geral, desde 2010 veiculado pela Rádio Diário FM 90.9. Começou a carreira no rádio em 1996, na Rádio Cidade 101, passando pela Amapá FM 93.3, onde permaneceu por nove anos.
Ivo Cannuty formou-se em Direito pela Faculdade Ceap, em 2013. Ele era empresário desde 1991, quando fundou a Cannuty Produções, empresa do ramo de estúdio de gravação musical.
Membro fundador da Associação dos Músicos e Compositores do Estado do Amapá (Amcap), pereceu como fundador e presidente da Associação das Empresas Promotoras de Eventos Culturais e Artísticos do Estado do Amapá (Apecap), membro diretor de comunicação da Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia/AP de 2016/2017), sendo reconduzido ao cargo para o biênio 2018/2019.
Ao completar 30 anos de carreira, gravou seu primeiro DVD ao vivo com 15 faixas compostas por músicas dos mais diversos cantores e compositores brasileiros, como Roberto Carlos, Luiz Melodia, Dominguinhos, Gilson e outros. Esse trabalho do saudoso e estimado Ivo Cannuty também se encontra em todas as plataformas digitais.
Deixe seu comentário
Publicidade




