Wellington Silva

Luiz Melo


 

Irrequieto e mente sempre pulsante e criativa!

 

O Mestre inovador na arte da comunicação!

 

Assim podemos, em síntese, resumir a alma do jornalista, do comunicador, radialista Luiz Melo!

 

Sem confetes e serpentinas, particularmente é o nosso professor na arte da comunicação do rádio, justamente a comunicação com alegria, bom humor e boa objetividade, sem floreios e direto ao ponto, por assim dizer…

 

Sinto-me honrado por desfrutar de sua amizade, respeitosa amizade que surgiu em meados dos anos 90, ano de criação do seu premiadíssimo programa de rádio, cap de audiência das manhãs tucujus, o Programa Luiz Melo Entrevista.

 

Recentemente, nosso pioneiro e professor de jornalismo radiofônico foi merecidamente homenageado na Câmara Federal como o maior expoente do rádio amapaense. Nada mais que justo, justíssimo!

 

A justa homenagem tem um significado maior pois ela se deu em memorável momento de comemoração dos 100 Anos de Rádio no Brasil. O pedido, a justa homenagem ao icônico jornalista é de autoria do Secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Acácio Favacho (MDB), do Amapá.

 

É inegável negar o fato de que o Sistema Diário de Comunicação, o Jornal Diário do Amapá e os programas Luiz Melo Entrevista e Viva o Rádio, por exemplo, tem temperos especiais ou químicas de um grande e veterano alquimista na arte da comunicação: Luiz de Melo Ferreira!

 

E sempre foi justamente os seus temperos, as suas químicas, advindas de sua mente pulsante, criativa, que merecidamente lhe outorgaram inúmeras premiações e atos de reconhecimento público de parte do parlamento estadual e agora, federal.

 

Durante a recente corrida eleitoral para os cargos de deputado federal, senador e governador de estado Luiz Melo mais uma vez inovou e revolucionou o formato de entrevistas e debate entre candidatos. Na fase de candidatura ao governo do estado resolveu sair um pouco do velho sistema de bate e rebate entre candidatos para abrir espaço a perguntas inteligentes através da participação de técnicos, especialistas, jornalistas e gente do povo. Uma receita e tanto para frear ânimos e excessos dos candidatos!

 

O Jornalista Luiz de Melo Ferreira inicialmente atuou na Rádio AM Educadora de Macapá, nos anos 70, depois denominada de Rádio Difusora de Macapá, principalmente como locutor esportivo das memoráveis partidas de futebol narradas do Estádio Glicério de Souza Marques. Na época atuou também como radialista na Rádio Nacional AM, em Macapá e na Rádio Marajoara AM, no Estado do Pará. A partir de 1.974 torna-se Diretor Geral da Tv Amapá Canal 6, fase pioneira do primeiro veículo de comunicação televisivo no Amapá, ali deixando sua marca. Teve também brilhante passagem na Rádio e Tv Equatorial Canal 8, com sede em Macapá. Também em Macapá foi fundador da Rádio Antena 1 FM, 102.9 e do Jornal Fronteira. Na qualidade de Diretor-Superintendente criou e inovou o Jornal Diário do Amapá e a Rádio Diário FM, e desta química surgiu o premiado Sistema Diário de Comunicação.

 

Quem sabe fazer, sempre faz melhor!