Nota 10

Amapaense integrante da Força Nacional é homenageado pelo Ministério da Justiça

Odirley dos Anjos está baseado em Brasília e comanda um pelotão de operações especiais.


 

O tenente Odirley José Pereira dos Anjos, do Amapá, foi homenageado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com a Medalha do Mérito Nacional ‘Soldado Pedro de Sousa Gomes’, criada em novembro de 2018 pela Presidência da República.

 

Odirley, que foi selecionado para a Força Naciobnal como integrante da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), é o atual comandante do Pelotão de Operações Especiais da Companhia de Pronta Resposta da Força Nacional.

 

O título é uma homenagem ao soldado da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul que foi morto em 2013 durante confronto entre posseiros e a Força Nacional em Rondônia.

 

O tenente Odirley é filho de José Ribamar Almeida dos Santos e Maria Domingas Pereira dos Anjos, e recebeu a honraria ao reconhecimento à prestação de serviços excepcionais em missões à Força Nacional de Segurança Pública. Ele foi para a Força Nacional quando ainda era sargento da PM.

 

.

A Força Nacional é um Programa de Cooperação Federativa do Governo Federal. Quem faz a gestão desse programa é o Ministério da Justiça e Segurança Pública e ele tem a finalidade de atender serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança de pessoas e de patrimônio e atuando também em emergências e calamidades públicas.

 

A Força Nacional não faz parte das Forças Armadas. Ela é composta por policiais militares, corpos de bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia. Atuam em todo o território nacional mediante autorização do Ministério da Justiça.

 

Ela pode ser empregada em qualquer parte do território nacional, e atua de acordo com as solicitações dos governadores de estado ou dos ministros de Estado para apoiar o órgão ou um ente estadual ou um ente federal.

 


Deixe seu comentário


Publicidade