Nota 10

Paulo Cambraia lança livro que aborda a construção social da fronteira franco-portuguesa

O professor trabalha no contexto histórico do período de 1760-1803.


 

O professor, mestre e doutor em História, Paulo Cambraia, lançou no dia 1 de dezembro o livro “Em verdes labirintos: a construção social da fronteira franco-portuguesa”, que aborda o contexto histórico do período de 1760-1803 na região do então Grão-Pará com a Guiana Francesa, hoje estado do Amapá.

 

“Esse livro foi uma tese defendida em 2018, e a partir de 2020 trabalhei para transformar em livro. É uma perspectiva de olhar para a fronteira entre a Guiana Francesa e o Grão-Pará, no século XVIII, que não existia ainda o Amapá como estado, para além dos sujeitos tradicionalmente estudados, como militares e governantes. Então, são outros sujeitos que aparecem na construção social desse período que abarca mudanças significativas da política portuguesa para a Amazônia”, detalhou Paulo Cambraia.

 

 

O livro apresenta capítulos em que são abordados, por exemplo, a presença dos indígenas e a formação dos grupos militares de recaptura de escravos fugitivos.

 

Para adquirir o material, basta entrar em contato com o professor Paulo Cambraia pelas redes sociais ou pelo número (96) 98139-0698. O valor do material custa R$ 85.

 


Deixe seu comentário


Publicidade