Governo começa mobilização social a favor do Amaparque
Iniciativa é o maior projeto de biodiversidade e recuperação de áreas úmidas urbanas da Amazônia, abrangendo extensões dos municípios de Macapá e Santana.

Douglas Lima
Editor
Às 19h desta sexta-feira, 9, uma palestra no Museu Sacaca deslancha na sociedade amapaense a divulgação do projeto Amaparque, uma concepção do governo do estado que visa abrir em várias comunidades locais possibilidades de bem-estar, geração de emprego e renda, melhorias em saúde, meio ambiente, segurança e atração turística.
O Amaparque foi apresentado, para o mundo, pela gestão do governador Waldez Góes, na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27). Agora, como disse Felipe Simas, na manhã de hoje (9) no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Rádio Diário FM 90,9), a fase é de mostrar para a sociedade amapaense a extensão, a beleza e a importância do projeto.
Felipe é responsável pela mobilização social da iniciativa governamental. Ele informou que na sequência da palestra de hoje à noite no Museu Sacaca, neste sábado (10), durante todo o dia, no mesmo local, acontecerá uma oficina para formar multiplicadores do Amaparque, que diretamente beneficiará 660 mil pessoas situadas nas áreas previstas para a execução do projeto.
O Amaparque será um grande complexo ecológico e turístico com parques lineares e áreas de proteção na ressaca da Lagoa dos Índios, envolvendo 17,43km². Conforme divulgado no site do próprio projeto (https://www.amaparque.com.br), toda a estruturação é com base em estudos científicos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e da União Internacional para Conservação da Natureza.
O projeto também envolve conservação na Bacia Hidrográfica do Igarapé da Fortaleza. O objetivo é proteger as áreas de ressaca que estão ameaçadas por atividades humanas irregulares, com a prerrogativa de respeito, eficiência energética, acessibilidade e sustentabilidade.
Felipe proclama que o Amaparque é o maior projeto de biodiversidade e recuperação de áreas úmidas urbanas da Amazônia com extensões abrangendo locais de Macapá e Santana, e que irá colocar o Amapá como destaque no circuito mundial de turismo sustentável.
Outro objetivo do projeto Amaparque é buscar soluções para a requalificação ecológica de áreas degradadas, melhorar a mobilidade urbana e diminuir a insalubridade nas áreas unidas e em seu entorno.
Deixe seu comentário
Publicidade




