Heraldo Almeida

Costumes do povo tucuju


 

Folclore é o conjunto de tradições, lendas, crenças e costumes populares. Cada Região possui costumes próprios de seu povo, sejam na alimentação, nas danças ou nas crenças.

 

Na alimentação destacam-se: a maniçoba, o vatapá, o caruru, o pato no tucupi, a caldeirada de tucunaré, o camarão no bafo, a farofa de pirarucu, o pirarucu, etc. A Castanha-do-Brasil está presente nos doces, bolos, biscoitos, tortas, sorvetes, cremes, etc.

 

Dentre as bebidas podemos citar o açaí, bacaba, tacacá, refresco de cupuaçu, de graviola, de maracujá, de taperebá, etc.

 

A dança típica do povo amapaense é o Marabaixo, que é dançado durante a festa do divino espírito santo e Santíssima Trindade. Um mastro é levantado e as pessoas dançam em torno, ao som de caixas e tambores. Durante a festa são servidas certas iguarias típicas como: beijo-de-moça, quindim, rosquinha, beijus, mingau de banana e de farinha de tapioca, etc.

 

Na localidade de Igarapé do Lago, no município de Macapá, é dançado o batuque. Existem locais onde as comunidades conservam as tradições que são apresentadas nas festas religiosas.

 

Em Macapá a principal festa é a do padroeiro São José, seguindo-se o Círio de Nazaré. No Curiaú, comemoram a Festa do Divino e São Joaquim. No Igarapé do Lago, festejam o Divino e Nossa Senhora da Piedade. Em Mazagão Velho é comemorada a Festa de São Thiago. Na maioria das festividades dos santos padroeiros locais é dançado o Marabaixo, dança que caracteriza o povo amapaense.

 

Na quadra junina são apresentados os cordões de pássaros, do boi e quadrilhas juninas. São notáveis as participações das comunidades nesse entretenimento folclórico. Os cordões consistem em representações teatrais, na maneira típica do povo. Durante o desenvolvimento da história, as personagens dialogam e cantam no linguajar local.

 

No Amapá existem lendas interessantes como do Manganês, do João de Gatinha, da Pedra do Guindaste e uma enorme quantidade de fantasias, como a do Boto, importante peixe do Amazonas.

 

 

*****************************

Olha meu amor
O que eu quero é te beijar
Seja onde for
Ou aqui ou acolá

Joãozinho Gomes/Amadeu Cavalcante

*****************************

 

Agenda

Na sexta (16) tem show no Farofa Tropical, ‘O Boêmio e a Poesia’, com o escritor Fernando Canto e o cantor Nivito Guedes. O endereço é na esquina da Av. José Siqueira com a Rua São José – Laguinho, a partir das 20h.

 

Aniversário

Cantora amapaense, Ariel Moura faz show em Santana, cidade onde nasceu, no sábado (17), na Praça do Fórum, a partir das 22h. Tem participação do cantor Judas Sacaca. A realização é da prefeitura do município.

 

Alternativa

Artistas cantores continuam gravando vídeos e publicando nas redes sociais. É uma boa alternativa para se aproximarem do público mais distante. Boa ideia.

 

Nova geração

Cantora amapaense Loren Cavalcante, se destaca com sua bela voz cantando as temáticas regionais amazônicas. É da safra da nova geração da boa música brasileira. Parabéns.

 

Memória

Jornalista e pesquisador João Lázaro (Janjão) está resgatando a memória histórica do Amapá, com seu blog ‘porta-retrato-ap.blogspot.com’ e uma Fan Page (Facebook).

 

Marabaixo

O livro do escritor Fernando Canto, ‘O Marabaixo Através da História’ é uma explanação didática sobre o Marabaixo e seus rituais. “Não traz a pretensão de um artigo científico”, disse o autor. Aconselho.

 

 ‘Flor Morena’

Cantora e compositora carioca, Aline Calixto divulga mais uma música do DVD dos seus 10 anos de carreira, que sai em novembro.

A música ‘Flor Morena’ foi um presente de Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho para a cantora. Confira nas redes sociais da artista e plataformas digitais.

 

******************************************************************************