Seu Sabá lança quarto livro sobre história do Quilombo do Curiaú em versos, crônicas, relatos e biografia
‘Curiaú: Suas Mudanças e Seus Desafios’ é o quatro livro de autoria de Seu Sabá, todos, ricas fontes de informações e impressões do mesmo.

O olhar de quem vive no quilombo do Curiaú há mais de 60 anos acompanhando o cotidiano de uma vila tradicional e cheia de histórias, virou livro de memória e relatos de uma época, de autoria de Sebastião Menezes, o Seu Sabá Curió, um quilombola que é o responsável por manter os moradores bem informados há quase 13 anos, com a publicação do Jornal do Quilombo. Agricultor, poeta, repórter, editor, pai de família, ele tem 63 anos, e montado em sua bicicleta, percorre Macapá divulgando seu trabalho, conversando e fazendo observações que viram notícias e tema para seus momentos de palestrante.
‘Curiaú: Suas Mudanças e Seus Desafios’ é o quatro livro de autoria de Seu Sabá, todos, ricas fontes de informações e impressões deste homem, que desafia padrões e encanta com suas palavras e sabedoria sobre pessoas, vida, estudo e razões para viver. Estudou até a 5ª série por falta de oportunidades, têm três filhos, graças ao incentivo dos pais, com formação acadêmica, um médico, uma formada em Recursos Humanos, e o terceiro está formando em medicina.
Os moradores do Curiaú sabem bem de suas características, como a mania de contar, numericamente e em palavras, o que acontece ao seu redor, da quantidade de tijolos de sua casa, ao furto de uma galinha da vizinhança. Tudo vira contabilidade ou texto. A paixão pela escrita e a prestigiada memória são marcas de seu Sabá, que para fazer seus relatos, vai da crônica à poesia e matérias jornalísticas.
“Sei mesmo é trabalhar com a terra, das palavras sou artesão. Escrever é uma necessidade. Preciso escrever porque se eu só falar as pessoas esquecem, e gente tem que entender gente”, disse o autor, revelando que a tradição da transmissão de saberes de forma oral precisou ser adaptada para a escrita, por necessidade.
Curiaú: Suas Mudanças e Seus Desafios tem as mãos de outros quilombolas. A co-autora é Creuza Silva, também poeta, e o ilustrador é Rosinaldo Miranda, que já deixou sua assinatura em outras publicações e em paredes e locais públicos do Curiaú, sempre com a temática afro. O livro contém relatos, biografias e poesia, e para sua publicação, contou com o apoio de professores universitários e acadêmicos de Letras.
O livro está a venda na Papelaria Raízes, no bairro Laguinho, ou com o próprio autor, no Quilombo do Curiaú.
Texto: Mariléia Maciel
Deixe seu comentário
Publicidade

