Esportes

Pelé será sepultado no cemitério vertical mais alto do mundo

Mausoléu foi construído especialmente para o Rei do Futebol


 

A menos de dois quilômetros da Vila Belmiro, o local em que Pelé será sepultado, em Santos, tem vista para o estádio que foi palco de grande parte dos títulos conquistados pelo Rei do Futebol. Trata-se do Memorial Necrópole Ecumênica, que de acordo com o “Guiness World Records”, é o cemitério vertical mais alto do mundo.

 

O complexo de 40 mil m², que se projeta sobre um morro, foi construído em meio a uma área de mata atlântica e inaugurado em 1991. Pepe Altstut, entusiasta do esporte brasileiro e amigo de mais de cinco décadas de Pelé, foi o idealizador do memorial. Atualmente, quem comanda o cemitério vertical é o sobrinho de Pepe, Evans Edelstein, CEO do Grupo Memorial Bom Pastor.

 

“A relação do Pelé com meu tio, Pepé Alstut, era uma coisa muito gostosa, porque eu tive o prazer, a honra de vários almoços entre eles. Então o Pelé às vezes chegava no nosso escritório ao meio-dia, uma hora, e era oito horas da noite e o Pelé continuava. E assim, era um cara humilde. Coisa assim que você fala, ‘pô, tô com o rei do futebol aqui, e as coisas que ele falava eram coisas tipo ‘olha, eu tive no meu sítio, pesquei peixe assim, essa foto eu tirei em tal lugar’. A relação deles era uma relação totalmente desinteressada. Era uma amizade fraterna sem interesse de ambas as partes”, afirmou Edelstein.

 

Em 2003, Pelé comprou para sua família um lóculo no 9° andar, em homenagem ao pai dele, o ex-jogador João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho, que está sepultado no local. Lóculo é um espaço onde o caixão é colocado, em cemitérios verticais. Atualmente existem 18 mil lóculos no memorial. O cemitério pretende abrir mais 7 mil espaços com a construção de um novo prédio de 40 andares.

 

De acordo com o site do memorial, o cemitério vertical foi construído “para solucionar um problema que perdurava há anos na cidade de Santos, a frequente realização de sepultamentos em meio a lama, decorrente dos lençóis freáticos existentes na região”.

 

Outros integrantes da família do craque, como seu irmão e sua tia, também estão sepultados no local, além do corpo da filha de Pelé, Sandra Regina, que está mantido no memorial, mas em outro lóculo. Na década de 1990, a vereadora travou uma batalha judicial para que Edson Arantes do Nascimento reconhecesse a paternidade. Sandra Regina morreu em 2006, em decorrência de um câncer.

 

Além de familiares de Pelé, outra figura importante na história do Rei do Futebol está eternizada no memorial. Trata-se de Antonio Wilson Honório, conhecido como Coutinho, que jogou com Pelé no Santos e na Seleção Brasileira.

 


Deixe seu comentário


Publicidade