Pistoleiro de facção morre em confronto com o Bope em Santana
Vulgo ‘Salsichão’, pistoleiro de facção, tombou morto em confronto com uma equipe GIRO-BOPE

Jair Zemberg
Da Redação
Por volta das 15h50min desta quarta-feira (11) foi deflagrada uma operação policial na Baixada do Ambrósio, área portuária do município de Santana, 17 km distante de Macapá. A operação contou com a participação das equipes GIRO-BOPE, GTA e policiais do 4° Batalhão da Polícia Militar.
O objetivo da operação era combater a guerra entre as facções criminosas que atuam principalmente em Macapá e Santana, inclusive é uma resposta aos ataques que aconteceram na noite de terça (10) pra quarta (11) deixando um rastro de sangue e cinco mortos.
No momento em que os policiais do GIRO desceram na área da Baixada do Ambrósio, logo se depararam com três indivíduos armados com armas de fogo em punho. Os criminosos correram em fuga quando avistaram os policiais, ao mesmo tempo em que atiraram várias vezes na direção das equipes do GIRO, que fizeram o revide contra os criminosos.
No primeiro confronto, foi necessário que os policiais se abrigassem para salvaguardar suas vidas; os criminosos também se abrigaram, pairando um silêncio no ar. Os policiais perceberam quando um dos infratores saiu do abrigo correndo e entrou em uma casa sem ninguém no interior.
A equipe policial avançou taticamente para a residência invadida na intenção de efetuar a prisão do infrator, quando foram surpreendidos por tiros vindos do interior da casa e outra vez aconteceu troca de tiros.
No confronto, o infrator foi alvejado. Cessados os tiros, os policiais de imediato acionaram o socorro de urgência e uma equipe do SAMU atendeu o chamado e atestou a morte do indivíduo.
Foi solicitada a presença dos peritos da POLITEC, que atenderam a ocorrência e realizaram todos os procedimentos de praxe. O criminoso foi identificado como Israel Barbosa Mendes, 21 anos, vulgo “Salsichão”, considerado pelas polícias civil e militar como de altíssima periculosidade, assaltante e homicida. Com ele os policiais apreenderam um revólver calibre 38, com munições deflagradas e percutidas. Finalizados os procedimentos, o corpo de Israel foi removido para o Departamento de Medicina Legal- DML, em Macapá.
“O compromisso da Polícia Militar, o compromisso do BOPE, é com o cidadão de bem, compromisso em proporcionar segurança ao trabalhador. Já o bandido tem que respeitar a Segurança Pública, respeitar as leis; do contrário, restam poucas opções. Ser preso seria a mais viável, mas quando escolhe enfrentar a polícia, pode não ter sucesso”, relatou o Capitão Wendel Oliveira, comandante do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO).
Segundo informações policiais, Israel, o “Salsichão”, foi reconhecido como autor da morte de Irlan Sanches Serrão, de 17 anos, ocorrida na noite de terça-feira (10) na Baixada do Ambrósio. E não está descartada a possibilidade de Israel ter envolvimento em outras das quatro mortes que aconteceram na noite de terça-feira em Santana.
Salsichão é visto em imagens de câmeras de segurança, na companhia de comparsas, praticando roubos a estabelecimentos comerciais em Santana.
A ocorrência foi apresentada ao Delegado de plantão no CIOSP de Santana, para as devidas providências.
Deixe seu comentário
Publicidade





