Amapá consegue, pela primeira vez, a menor mortalidade infantil
Dado, referente a 2021, é comparado com sequência que vem desde 2015

Douglas Lima
Editor
Segundo o último relatório da Superintendência de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), em 2021 o Amapá conseguiu o seu menor índice de mortalidade infantil, desde 2015.
O dado foi recebido com efusão pelo prefeito Antônio Furlan, nesta segunda-feira, 23, e também pela secretária municipal de saúde, Érica Aymoré, em vídeo nas redes sociais.
Furlan diz que a redução da mortalidade infantil no estado é resultado do trabalho nas UBSs com a atuação primária, aumento da oferta de vagas nas creches e aumento das taxas de vacinação nas campanhas.
Érica Aymoré explica que a mortalidade infantil diz respeito ao número de crianças que morrem antes de um ano de vida para cada mil nascidas vivas.
“O Amapá carregava o fardo de ter a maior mortalidade do norte do Brasil”, exagera a titular da saúde, uma vez que historicamente, e também desde 2015, o Pará é o estado que detém a maior taxa de mortalidade infantil da região.
Em seguida, a secretária, no vídeo, diz que a mortalidade infantil amapaense está em queda fruto do trabalho da atenção primária com o fortalecimento do aleitamento materno, disponibilidade de pré-natal de qualidade para as gestantes, creches e vacinação em massa.
Deixe seu comentário
Publicidade


